PERISPÍRITO

O perispírito é o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual. É o órgão sensitivo do Espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos. O Espírito vê, ouve e sente, por todo o seu ser, tudo o que se encontra na esfera de irradiação do seu fluido perispirítico. Segundo Léon Denis , o perispírito é, pois, um organismo fluídico; é a forma preexistente  e sobrevivente do ser humano, sobre a qual se modela o envoltório carnal, como uma veste dupla, invisível, constituída de matéria quintessenciada. Como corpo bioplasmático é o modelador e organizador biológico do ser humano. É o nosso Corpo Espiritual como o chamou Saulo de Tarso sendo a sede das faculdades, dos sentimentos, da inteligência e sobretudo o santuário de nossa memória. Seria , o nosso videogravador. É em última instância o edifício material de retenção da consciência.

A existência desse perispírito é demonstrada pelos fenômenos de exteriorização dos vivos e pelas aparições fotografadas dos mortos, freqüentemente relatadas na Revue Spirite (Revista Espírita).

A saga do Espírito começa em Deus, que lhe dá a Vida a partir do princípio inteligente - o Logos Divino. A partir daí, reveste-se de um veículo fluídico apropriado, para acesso ao plano grosseiro da matéria. Dela, partem as impressões que vão dar o ‘start’ ao Espírito que desperta.
Da matéria, para o princípio inteligente, via corpo espiritual. O Espírito, enriquecendo-se, irradia-se ao exterior, gerando a estrutura do perispírito, elo de ligação com o meio exterior, onde ele fincou sua sensibilidade para nascer, crescer, renascer e crescer até a definitiva libertação. - Erasto”.

Comentários