A MORTE NÃO É NADA!

A MORTE NÃO É NADA!

Palestra proferida por Walter de Carvalho em 21.06.2003 no Auditório Carlos Imbassahy na FEERJ – Niterói, cujo tema foi sugerido em virtude de várias perdas de pessoas amadas, até de forma muito precoce.

Caros irmãos. Boa tarde. Que a Paz do Senhor Jesus seja com todos. Temos observado ao longo dos anos que as pessoas, em geral, vivem exclusivamente para o corpo, e se esquecem completamente do Espírito. É curioso que desde que nascemos somos educados para a “vida” e nunca nos educam para morte. E, na realidade a morte é apenas a passagem para a própria “vida”, a vida real, a vida que sempre vivemos no Reino Espiritual. Vocês não sabem? Temos 5 (cinco) Reinos. O mineral, o vegetal, o animal, o hominal e o espiritual. E no Reino Hominal somos literalmente “Os Outros” que foi objeto de um filme estudado em vários Centros Espíritas em praticamente todo o Brasil. Somos sim, Espíritos em vestes carnais. Eles são os que pululam em nossa volta diuturnamente. E como disse Jesus: “Quem tem olhos de ver que vejam”.
Prendemo-nos, irmãos, aos restos mortais de nossas pessoas queridas e nos concentramos com cuidados extremos em enterrar nossos mortos. No entanto, Jesus o nosso Mestre Maior ao se expressar, nos ensinando, não quis aconselhar para que não cumpríssemos com os deveres e obrigações que os laços de família nos impõem.
Jesus quis nos doutrinar para que não façamos da cerimônia dos funerais de nosso ente querido um culto, ou o que é pior, um motivo de ostentação e luxo como muitas vezes ocorre e vemos em nosso dia-a-dia.
Jesus quis apenas nos lembrar de que o que tem valor real e verdadeiro é o Espírito e não o corpo, e que é para o Espírito que devemos todos os nossos cuidados e todo o nosso amor.
Meus irmãos de fé. São a esses entes amados que regressam a Pátria Espiritual que devemos as nossas orações mais sinceras e saídas do mais profundo dos nossos corações.
Quanto aos outros, aos que já na Terra vivem mais para o espírito, compreendem que a morte do corpo físico nada significa. A morte não existe.  É para esses que Jesus diz “Ide levar a luz e pregai a vida eterna àqueles que a desejam”, isto é, levai o conhecimento do meu Evangelho a fim de que as criaturas aprendam e compreendam o verdadeiro significado e a finalidade da sua existência na Terra. Por isso, expressamente disse a um jovem: “Segue-me. Mas, ele respondeu: Senhor deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas, Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vais e anuncia o reino de Deus. (S. LUCAS, cap. IX, vv. 59 e 60.)”
Que podem significar estas palavras: "Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos"? Nas circunstâncias em que foram proferidas, não podiam conter censura àquele que considerava um dever de piedade filial ir sepultar seu pai. Tem, no entanto, um sentido profundo, que só o conhecimento mais completo da vida espiritual podia tomar perceptível.
A vida espiritual é a verdadeira vida, é a vida normal do Espírito, sendo-lhe transitória e passageira a existência terrestre, espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da vida espiritual. O corpo não passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Espírito, verdadeiro grilhão que o prende à gleba terrena, do qual se sente ele feliz em libertar-se. O respeito que aos mortos se consagra não é a matéria que o inspira; é, pela lembrança, o Espírito ausente quem o infunde.
Era isso o que aquele homem não podia por si mesmo compreender. Jesus lho ensina, dizendo: Não te preocupes com o corpo, pensa antes no Espírito; vai ensinar o reino de Deus; vai dizer aos homens que a pátria deles não é a Terra, mas o céu, porque somente lá transcorre a verdadeira vida.
Portanto, meus queridos irmãos, a morte é apenas uma passagem, uma breve viagem de retorno a Pátria Espiritual. É a passagem para uma nova dimensão da Vida, que Jesus nos ensinou. Não digo para não sentirmos a ausência daqueles que se foram. Quando encarnamos neste ou noutro Planeta os que ficam no Plano Espiritual também sentem saudades e choram nossa ausência, porém sabem que estamos partindo para o nosso próprio crescimento e evolução e ficam nos aguardando.
Muitos vêm nos proteger, são os nossos Espíritos Protetores alguns dos quais nossos pais, avós, irmãos, filhos e amigos que ficam nos aguardando. Muitos vêm nos instruir na romagem terrestre, são os nossos Espíritos Instrutores, que nos inspiram em nossa vida. E outros encarnam para um reencontro aqui, mas apenas vem em missão especial para nos orientar, cuidar de nós, para que não caiamos em desgraça e cometamos os mesmos erros de outrora. Outros são resgastes mútuos no objetivo de atingirmos o amor maior e eliminar nossos ódios e mazelas do passado. É uma nova viagem!
Saibamos todos que o corpo físico não é mais nada do que pó, matéria que retorna ao seu estado original. O pó. E ao pó todos retornaremos um dia. O nosso espirito não. Ele sairá desta dimensão sempre no objetivo de encontrar o Pai Eterno. Não façamos de nossas perdas momentâneas motivos de tristezas e depressões que só prejudicam nossa evolução. 
Que Deus em sua Misericórdia e Bondade Infinita abençoe a todos e lhes dê o alento necessário para suportarem as perdas de seus entes queridos e que mais não seja do que um simples “até breve”.  Boa tarde!

Comentários