ÉTICA E O HOMEM INTEGRAL
[ATENÇÃO: Síntese de valores éticos e morais para ler e pensar (muito!)
com extremo cuidado principalmente por àqueles que visam o bem comum]
Quais são as características que
definem o homem integral? Poderíamos dizer que o homem integral é o indivíduo
que desenvolveu ao máximo as suas três faculdades essenciais: A faculdade de pensar, a de sentir e a de
querer, ou a razão, o sentimento e a vontade. O pensar e o querer são as
faculdades ativas do homem integral, o sentir é a faculdade passiva. Nesse
sentido, podemos dizer que o pensar e o querer partem do homem, o sentir
acontece nele.
Em geral, sempre se considerou a razão
como o patrimônio maior, e talvez único, da inteligência. Por isso, desenvolver
a inteligência significava quase que exclusivamente o desenvolvimento da razão
ou do pensar. O homem inteligente é aquele que sabe pensar. É preciso ensinar a
pensar, se diz frequentemente. Fomos levados a acreditar que o papel mais importante
do educador é ensinar a pensar.
Nos dias atuais, entretanto, a
inteligência emocional também tem sido difundida.Muito se tem falado da relevância dos aspectos emocionais no desenvolvimento da
inteligência. O ensinar a sentir passou a fazer parte do vocabulário dos educadores,
embora não com a mesma força do ensinar a pensar.
Pouco, no entanto, tem sido dito
da inteligência volitiva, ou inteligência associada à vontade. O papel desta
inteligência na formação integral do homem precisa ser mais bem explorado. E a
razão é simples. Nunca, como agora, os valores
éticos e políticos se tornaram tão necessários.
A sociedade moderna, no plano
nacional e mesmo internacional, reconhece a importância dos valores éticos na
conquista de uma vida mais justa. Aliás, direito e justiça resultam do uso
adequado da vontade, ou do querer. Portanto, são frutos de uma inteligência
volitiva bem desenvolvida. Ousamos afirmar que a sociedade moderna padece as consequências
de não ter dado a devida importância ao desenvolvimento da inteligência
volitiva [ou seja, dos valores éticos e
políticos].
Educadores, em geral, preocupados
com a construção de uma sociedade mais justa, deverão assumir, como compromisso
inadiável, a tarefa de desenvolver a inteligência
volitiva. Uma educação para o desenvolvimento harmônico das inteligências racional,
emocional e volitiva deve ser um dos mais importantes objetivos de uma
instituição de ensino e de todo educador. Os valores do sentimento e da moral
sempre ficaram em segundo plano. Sempre foram considerados como pertencentes
aos homens fracos e menos espertos. E esse desprezo trouxe sérias consequências,
pois muitas das conquistas da ciência viraram instrumento de violência e
submissão. A violência e a guerra ganharam em requinte e sofisticação.
O homem atual sabe muito, mas
sofre e é infeliz. Sem o sentimento e a vontade para conduzir adequadamente a razão,
o homem moderno caminha como um viajante num deserto sem oásis. Sabe para onde
ir, mas não encontra a água para matar a sede; sede de paz e de justiça; sede
de amor e de liberdade.
Para reverter esse estado de
coisas, é fundamental voltar nossos olhos para o desenvolvimento das inteligências emocional e volitiva. Sem
as conquistas do sentimento e da vontade o homem continuará sedento. É comum
encontrar pessoas que desenvolveram muito apenas o pensar e que, dominadas pelo
orgulho, tornaram-se arrogantes e presunçosas. Carecem da virtude mais
importante na caracterização do homem sábio: a humildade. Sem a humildade
perdem boas oportunidades de continuar aprendendo. Pensam que já sabem tudo.
Existem indivíduos muito
inteligentes e com grande habilidade de decisão, mas vingativos e perversos, verdadeiros
déspotas. Por outro lado, encontramos indivíduos com bons sentimentos, mas que
não conseguem tomar decisões corretas. São, com frequência, iludidos, enganados
pelos mais espertos.
O homem integral, portanto, é
aquele que logrou o desenvolvimento harmônico do pensar, do sentir e do querer.
O indivíduo que é senhor do próprio
pensamento, dos sentimentos e da vontade, pode ser considerado um homem
virtuoso, um homem integral. Pensemos nisso, e acionemos a vontade para
conquistar essa meta.
Fonte: Síntese do texto
"Educação Integral", do Prof.
Cosme Bastos Massi.
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