DEIXE A SUA LUZ BRILHAR COM FIRMEZA

COM FIRMEZA • Emmanuel

Se já conseguiste obter alguma centelha de fé na imortalidade, mantém-te firme na lavoura do bem, na qual essa luz te colocou. E caminha para diante, no encalço das realizações a que te diriges.

De quando a quando, indubitavelmente, não observarás apenas os aguaceiros da dificuldade e a ventania das incompreensões contra ela; terás, sobretudo, o coração defrontado pelos companheiros que se marginalizaram na sombra – a te pedirem luz sem respeitá-la.

Esse te acusará de egoísmo e de orgulho porque estejas carregando pequenina lanterna acesa, ignorando quanto isso te custa em esforço e disciplina; outro tentará arrebatar-te a chama diminuta, a fim de senhoreá-la com violência; outro ainda te armará ciladas para que a permutes por desânimo e frustração. Surpreenderás, ainda, aqueles outros que saem do nevoeiro, no intuito de te usarem o pingo de luz na descoberta de vantagens terrestres ou no destaque de frioleiras humanas, dentre as quais, em passadas circunstâncias, já resvalaram nas trevas.

A todos esses, resiste com energia e compreensão, serenidade e fé em Deus. E assim deve ser, porquanto essa lamparina que te foi concedida pela divina misericórdia é um empréstimo respeitável para que te conduzas com menos insegurança nas trilhas redentoras em que te vês, e nas quais te encontras para que ofereças, de algum modo, alguma utilidade aos irmãos de experiência que seguem contigo com sinceridade e amor ao próximo. E ao lado deles, os cultivadores do bem, junto dos quais a vida te chamou para trabalhar e servir, aprender e melhorar-te, guarda a convicção de que, na medida em que te sustentes com firmeza na tarefa a cumprir, a luz de Deus também te sustentará.

(Página recebida em reunião pública do Grupo Espírita da Prece, na noite de 02/04/1976, em Uberaba, MG)

Comentários