CIVILIZAÇÃO COM JESUS

"Caros amigos. Temos cada vez mais problemas com a atual civilização. A violência grassa em nossos lares, em nossas cidades, entre os povos,  e muitas vezes nos indagamos até aonde vamos chegar. O Livro dos Espíritos nos ajuda na resposta com a Questão 790. Razão porque escolhi um texto de Emmanuel denominado de CIVILIZAÇÃO COM JESUS, porque não vejo outra alternativa para nós, espíritas e não-espíritas para a construção de nosso futuro enquanto humanidade. As gerações futuras necessitam ser orientadas para as reformas atuais do mundo." Que  Deus nos abençoe e ajude! Vale a pena ler com atenção e refletir com profundidade![+Walter de Carvalho]

CIVILIZAÇÃO COM JESUS •  Emmanuel

Comumente surpreendemos muitos companheiros que falam de renovação do trabalho solicitando reformas violentas, como se todos os seus contemporâneos estivessem no grau de cultura intelectual em que já se encontram. Entretanto, se fossem recenseados entre aqueles irmãos da humanidade que apenas guardam consigo, por enquanto, leves traços de alfabetização imperfeita, decerto que não se alegrariam em se vendo arrastados pelo vento da transformação para facearem sem preparo justo determinadas empresas de realização e serviço.
*
Muitos se referem aos problemas sociais exigindo medidas drásticas que consagrem novos tipos de relacionamento humano. Todavia, caso se visse no lugar daqueles que foram mantidos desde a meninice nas sombras da ignorância, não se agradariam ao se reconhecerem impulsionados à força para experiências complexas e arriscadas, até agora inacessível ao entendimento geral.
*
Reportam-se outros muitos a diferentes condutas de economia, qual se a administração dos interesses de milhões de pessoas devesse alterar-se de um instante para outro. No entanto, se fossem contados entre aqueles que muito pouco sabem, ainda, acerca de produção e disciplina, receita e despesa, em nada lhes adiantaria entrar em metamorfoses precipitadas, que talvez unicamente os induzisse a leviandade e perturbação.
*
Demoram-se muitos no exame da liberdade, rogando a independência imediata e sem freios para todas as criaturas, qual se a liberdade verdadeira não se baseasse no dever retamente cumprido. Mas, se vivessem nos obstáculos em que estacionam os espíritos inexperientes e inseguros, é possível que essa espécie de liberdade tão-somente os levasse a sofrimento e loucura.
*
Se quisermos um mundo melhor, saibamos construí-lo.
Progresso espiritual não vem por osmose.
Não vale a melhoria de alguns sobre o estrangulamento de milhões.
Amemo-nos para instruir-nos reciprocamente, começando pelo respeito de uns aos outros.
*
A civilização com Jesus, por mais ampla na conceituação em que se defina, resumir-se-á sempre em quatro itens:
Evolução sim;
Violência não;
Solidariedade primeiro;
Educação sempre.

Comentários