MÃE

DEPOIMENTO DE CHICO XAVIER - REUNIÃO PÚBLICA EM UBERABA!
AO ENCONTRO DO FILHO •  Francisco Cândido Xavier

“Na certeza de que os amigos espirituais nos observam, creio que a palavra de nosso caro Emmanuel foi suscitada por um acontecimento que nem todos em nossa reunião pública perceberam.
Dentre os visitantes estava um casal de amigos que viera não só ao contato de nossos trabalhos, mas igualmente ao encontro de um filho que chegou da cidade próxima a fim de revê-los. Tratava-se de um rapaz detido na prisão de comunidade vizinha que, com permissão generosa das autoridades, vinha escoltado por dois guardas para ver os genitores, especialmente a mãezinha, portadora de moléstia grave.

Num banco ao nosso redor, vi quando a senhora abraçou o jovem e exclamou: “Ah, meu filho, meu filho!” Notando que as lágrimas dos pais e do filho se confundiam, não consegui também conter a minhas. Lembrei-me da bondade de meus pais para comigo e pensei que eu poderia estar na posição daquele filho sequioso de perdão e de afeto, e confesso que chorei. Penso, porém, que alguma coisa de muito grave estará nos registros do que haja acontecido, porque pequeno grupo de pessoas não gostou da nossa simpatia pelo moço.

Observando isso, procurei conter-me, para que os pais sofredores não tivessem conhecimento da reduzida movimentação de censura que se fizera. E o fato passou sem maiores comentários. No início de nossas tarefas, O Evangelho Segundo o Espiritismo nos forneceu para estudo o item 14 do capítulo X. BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MISERICORDIOSOS - O PERDÃO DAS OFENSAS. E, ao fim da reunião, nosso caro Emmanuel escreveu, por nosso intermédio, a página PROVA E JULGAMENTO que postarei a seguir."

Comentários