A GENEALOGIA DE JESUS SEGUNDO MATEUS E LUCAS - DIVERGÊNCIAS

ESTUDO DOS EVANGELHOS SEGUNDO À DOUTRINA ESPÍRITA [PASTORINO]
GENEALOGIA DE JESUS
35.1 - A GENEALOGIA DE JESUS DE MATEUS E LUCAS

Mat. 1:1-17
1. Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão; 2. Abraão gerou a Isaac; Isaac gerou a Jacob; Jacob gerou a Judá e seus irmãos; 3. Judá gerou de Tamar a Farés e a Zará; Farés gerou a Esrom; Esrom gerou a Arão; 4. Arão gerou a Aminadab; Aminadab gerou a Naasson; Naasson gerou a Salmon; 5. Salmon gerou de Raab a Booz; Booz gerou de Ruth a Jobed; Jobed gerou a Jessé; 6. e Jessé gerou ao rei David; David gerou a Salomão, daquela que fora mulher de Urias; 7. Salomão gerou a Roboão; Roboão gerou a Abia; Abia gerou a Asá; 8. Asá gerou a Josafá;Josafá gerou a Jorão; Jorão gerou a Ozias; 9. Ozias gerou a Joatão; Joatão gerou a Acaz; Acaz gerou a Ezequias; 10. Ezequias gerou a Manassés; Manassés gerou a Amon ; Amon gerou a Josias; 11. e Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio da Babilônia; 12. Depois do exílio da Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; Salatiel gerou a Zorobabel; 13. Zorobabel gerou a Abiud; Abiud gerou a Eliaquim; Eliaquim gerou a Azor; 14. Azor gerou a Sadoc; Sadoc gerou a Aqui; Aquim gerou a Eliud ; 15. Eliud gerou a Eleazar; Eleazar gerou a Matan; Matan gerou a Jacob; 16. e Jacob gerou a José. esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, o chamado Cristo; 17. Assim todas as gerações desde Abraão até David são catorze; também desde David até o exílio de Babilônia, são quatorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.

Luc. 3:23-38
23. [Ora. o mesmo Jesus, ao começar seu ministério, tinha cerca de trinta anos] sendo filho, como se  pensava, de José, filho de Heli; 24. de Matat, de Levi, de Meiqui, de Janal, de José; 25. de Matatias,  de Amos, de Naum, de Esli, de Nagal; 26. de Maath. de Matatias, de Semei, de Josee, de Jodá; 27. de Joanan, de Résa, de Zorobabel, de Salatiel, de Neri; 28. de Melqui, de Adi, de Cosam, de Elmadan, de Er; 29. de Jesus, de Eliezer, de Jorim, de Matat, e Levi; 30. de Simeão. de Judá, de
José, de Jonam, de Eliaquim; 31. de Melca, de Mená, de Matata, de Natan, de David; 32. de Jessé, de Jobed, de Booz, de Sala, de Naasson; 33. de Aminadab, de Admim, de Arni, e Esrom, de Farés, de Judá;34. de Jacób, de Isaac, de Abraão, de Tará, de Nacor; 35. de Seruc, de Ragaú, de Falec, de Eber, de Sala; 36. de Cainam, de Arfaxad, de Sem, de Noé, de Lamec; 37. de Matusalém, de Enoc, de Jared, de Maleleel de Cainam; 38. de Enos, de Seth, de Adão, de Deus.Conforme observamos, não é só a ordem inversa que faz diferir as duas genealogias. Os nomes  variam.

Comentários