A GRAÇA E A VERDADE VEM DE JESUS!

19 - A GRAÇA E A VERDADE VEM DE JESUS 

Chegando ao fim desse introito sublime, o Evangelista João em seu Cap. I, v 1-18  acrescenta mais uma pérola: porque a Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus, o Cristo. Não percamos de mira que Graça (em grego charis ... ) exprime o sentido de benevolência, boa vontade. Nem nos esqueçamos de que a construção grega graça e verdade pode formar uma hendíades. Então, o sentido que, legitimamente, pode deduzir-se daí é o seguinte: A LEI foi revelada por Moisés (a Lei de Causa e Efeito = dente por dente), mas a VERDADEIRA BENEVOLÊNCIA veio com Jesus o Cristo, que nos ensinou a misericórdia, isto é, o segredo para libertar-nos dessa Lei.
Realmente, Moisés foi o Legislador para a personalidade humana, estabelecendo numerosas restrições e proibições. Jesus foi o Legislador divino para a individualidade eterna, estabelecendo as bases para o contato do homem insignificante com o Cristo, da criatura com o Criador, na gloriosa liberdade dos Filhos de Deus (Rom. 8: 21) , porque onde há o Espirito de Deus, aí há liberdade (2 Cor. 3:17). Em todos os capítulos, em todas as palavras dos Evangelhos, encontramos chamamentos angustiosos do Cristo, para que o homem siga seu caminho infinito ao encontro do Pai. E além das palavras, encontramos o magnífico exemplo de Jesus, nosso irmão primogênito, que segue à nossa frente, indicando-nos o caminho com sua própria vida, com seus atos, com seu amor, ensinando-nos que só no AMOR, semelhante ao dele, podemos encontrar a rota definitiva: um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros TANTO, QUANTO eu vos amei (Jo. 34:13).
Acrescento que FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO! JESUS nunca disse esta expressão. Mas, foi o Saulo de Tarso [o grande divulgador do cristianismo primitivo] depois de seu encontro com Jesus na estrada de Damasco que a divulgou e assim se expressou pregando para os Gentios[estrangeiros]. E várias vezes repetida pelo Espirito de Verdade que dirigiu os trabalhos da Codificação Espírita.[+Walter de Carvalho] 

Comentários