A TEOLOGIA DE JOÃO EVANGELISTA - DEUS É ESPÍRITO

Como postamos antes o mês de dezembro na INTRODUÇÃO de Parte I a VII[final] será dedicado aos  ESTUDOS DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPIRITA e A ETERNA MISSÃO DE JESUS iniciando com o TEXTO DO CAPÍTULO I , VERSÍCULOS 1 -18 DO EVANGELHO DE JOÃO "
1. No princípio era o Verbo e o Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus; 2. Ele estava no princípio em Deus; 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada foi feito; 4. O que foi feito nele, era a Vida e a Vida era a Luz dos homens; 5. e a Luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela; 6. Houve um homem, chamado João, enviado por Deus; 7. Veio ele como testemunha, para dar testemunho da Luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem; 8. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da Luz; 9. Havia. a Luz Verdadeira que ilumina a todo homem que vem ao mundo; 10. Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu; 11. Veio entre os seus, e os seus não o receberam; 12. Mas deu o poder de tornar-se filhos de Deus a todos os que o receberam, aos que acreditaram em seu nome;13. que não nasceram nem do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus; 14. E o Verbo se fez carne e construiu seu tabernáculo dentro de nós, cheio de graça e Verdade, e nós contemplamos sua glória, glória igual à do Filho Unigênito do Pai; 15. João dá testemunho e exclama: "Eis aquele de quem eu dizia : O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim”. 16. De sua plenitude todos nós recebemos, e graça por graça; 17. porque a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo; 18. Ninguém jamais viu Deus: o Filho Unigênito que está no seio do Pai é que O revelou.
A TEOLOGIA DE JOÃO EVANGELISTA - DEUS É ESPÍRITO?
Neste preâmbulo do Evangelho de João, o mais altaneiro e Inspirado, temos revelada, em poucas mas profundas palavras a teologia que Jesus ensinou a discípulos. Não temos um tratado completo, mas as noções básicas para que a humanidade possa compreender o assunto. O evangelista define, desde o início, o que pretende: falar de Deus através de suas manifestações. Não só do ABSOLUTO (no sentido que os hindus emprestam à palavra BRAHMAN) . A única idéia que nossa imperfeição pode fazer de Deus, é que o Absoluto, sem princípio nem fim, sem limitação alguma. Não uma pessoa, mas uma Força Infinita, uma Razão Ilimitada, a Mente Universal. Falando a respeito dessa Força (de Deus) , Jesus assim se expressa (Jo.4:24) : Deus é ESPÍRITO?. Então, ESPÍRITO é a palavra que pode exprimir essa Inteligência Divina, essa Inteligência Universal, essa Força Cósmica, que está em toda parte, permeando e impregnando tudo: o Absoluto, o TODO inteligente, que faz brotar as plantas e impele ao nascimento os seres, e ao mesmo tempo, que regula o movimento dos astros nos espaços infinitos. Mas, desde o princípio (e poderíamos dizer, desde o principio sem princípio) , esse ESPÍRITO era ATIVO.

Comentários