A VERDADEIRA INDIVIDUALIDADE ETERNA DE CADA UM DE NÓS!

O EVANGELHO DE LUCAS - Luc. 1:1-4 
22 - RESUMO DA TEORIA DA ORIGEM E DO DESTINO DO ESPÍRITO
22.3 - A TRÍADE SUPERIOR - A VERDADEIRA INDIVIDUALIDADE ETERNA - NOSSO CRISTO INTERNO
(Vale a pena ler com muita atenção esta postagem que responde o que somos, quem somos, onde estamos e para onde vamos, como somos  na nossa forma de agir quando sofremos influências provocadas por nós mesmos que mudam nosso destino e porque o fazemos. Em fim , o processo da própria vida de cada um de nós, as influências que sofremos ou provocamos e que somos os únicos herdeiros de nós mesmos por nossas atitudes. O ESPÍRITO É SEMPRE O MESMO, o que  muda de corpo e tem outros nomes é o nosso QUATERNÁRIO INFERIOR - os diversos  "corpos" materiais e semi-materiais que nos acompanham durante toda a eternidade e em cada nova encarnação)

Agora estamos em condições de entender a ligação entre a TRÍADE SUPERIOR e o  QUATERNÁRIO INFERIOR que regem a nossa vida. O QUE ENCARNA EM NÓS E O QUE NÃO ENCARNA , O QUE É NOVO A CADA VEZ QUE VOLTAMOS À VIDA, NESTE OU NOUTRO PLANETA, PORÉM SEMPRE EM OUTRO CORPO E O QUE PERMANECE EM NÓS , VIVO PELA ETERNIDADE A FORA - QUE NUNCA MORRE. Uma coisa, porém, é essencial: NÃO SE DEVE PERDER O EQUILÍBRIO. Nada de exageros nos estudos dos evangelhos, nem para um lado (vendo só a parte e o sentido literal), nem para o outro (interpretando o Evangelho apenas como simbolismo e negando o sentido literal). Os dois TÊM que ser levados em conta. AMBOS são REAIS e instrutivos. Assim, verificamos que todas as personagens citadas são reais, físicas, existentes na matéria, mas constituem, além disso, também, um símbolo para esclarecer a CAMINHADA EVOLUTIVA DO ESPÍRITO  através de suas NUMEROSAS VIDAS SUCESSIVAS, iniciadas no infinito da eternidade e que terminarão na eternidade do infinito, embora, no momento presente, estejam jornadeando através do tempo finito e do espaço limitado. A fim de dar um pequeno e rápido exemplo, num relancear d’olhos, daremos em esquema os símbolos mais acentuados das personagens evangélicas. A pouco e pouco chamaremos a atenção de nossos leitores sobre outras personalidades e fatos que forem ocorrendo. 

A CENTELHA-DIVINA é o ATMA, a MÔNADA que  é  O  EU PROFUNDO de cada um de nós: É o nosso CRISTO INTERNO que envolve-se e se desenvolve, sem jamais errar nem sofrer, porque é perfeita e onisciente, como emanação da Divindade. Temos A MENTE-ESPIRITUAL (Manas) que Vibra no plano mental, criando idéias e formas e individualizando o PRINCÍPIO INTELIGENTE  ou como dizem alguns o ESPÍRITO, lançando-o à personalidade para fazê-lo evoluir . Criador de Idéias e Inspirador, que transmite os impulsos e chamados do EU PROFUNDO forçando-o a evoluir. Mas, desligado da personalidade pela supremacia do intelecto, com ele só se comunica por lampejos, pela intuição. 

Desta forma temos a TRÍADE SUPERIOR ou INDIVIDUALIDADE eterna, [formada pelo CRISTO INTERNO, pela MENTE-ESPIRITUAL e pelo EU PROFUNDO ] . Em outras palavras, O NOSSSO ESPÍRITO OU PRINCÍPIO INTELIGENTE que reencarna muitas vezes até total libertação de todos os desejos, conquistada através das experiências de prazer e dor  EM DIVERSAS VIDAS SUCESSIVAS. 

No campo material   da PERSONALIDADE  temos o  PERISPÍRITO [OU ALMA (confundido, terminologicamnete, com Espírito ou Fantasma)] - que vibra no plano causal, e registra as  causas e experiências[como se fosse um gravador de nossas experiências] e é o impulsionador dos efeitos. Involui e evolui, errando e aprendendo, através da dor e das experiências adquiridas em sua imensa jornada evolutiva.  A INTUIÇÃO  é apenas a ponte de ligação entre a individualidade e a personalidade.  INTELECTO OU MENTE é o que concreta e manipula as idéias que se transformam em pensamentos e raciocínios  discursivos; necessita desenvolver-se a cada novo nascimento, porque o cérebro físico é novo; filtra as idéias da  mente de acordo com a capacidade do cérebro. Se nem isso consegue, limita-se a receber idéias alheias através de  livros e mestres, até aprender a ligar-se à mente pela intuição.  CORPO ASTRAL é a Sede dos sentimentos e emoções, desejos e ambições, prazeres e dores morais. O DUPLO ETÉRICO está sempre ligado a sede das sensações chamadas físicas (dor, calor, prazer etc.), que criam os impulsos, os quais, tornando-se habituais, formam os instintos. O PERISPÍRITO, A MENTE, O CORPO ASTRAL, E O DUPLO ETÉRICO são o que chamamos de QUATERNÁRIO INFERIOR. Esses mudam a cada nova encarnação para que possamos atingir o progresso espiritual. 

Assim, O QUATERNÁRIO INFERIOR ou PERSONALIDADE  é transitória e se renova a cada nova encarnação, assumindo  novo nome e tendo consciência (menor) apenas desse nome da existência em ato, que permanece durante sua vida   na Terra e continua após a desencarnação, até o renascimento seguinte, quando outra personalidade e outro nome   são adquiridos (ao homem foi ordenado que morra uma só vez, Heb. 9:27).  A PERSONALIDADE, pois, é O  HOMEM.  O CORPO FÍSICO ou DENSO. Condensação do corpo astral na matéria densa, onde repercutem todos os   pensamentos, pois o corpo físico é apenas a materialização do pensamento do Espírito que ainda busca sensações e  alimenta desejos (de qualquer espécie). Assim, apresentamos as figuras que são ou simbolizam as diversas escalas  evolutivas. 

Esse é o ensino que JESUS no deu com sua oração. Entre parenteses colocaremos o seu sentido místico:

"PAI NOSSO que estás nos céus (na individualidade). Santificado seja Teu Nome (Tua essência, existente em CRISTO, o Filho Unigênito de Deus, manifestado em toda a todas as coisas criadas) . Venha a nós o Teu reino (é o que pede a Mente, que se afastou da Fonte, e que está ansiosa a voltar a ela a reunificar- se a JESUS, o Espírito humano em seu estágio de maior evolução (pelo menos relativamente à Terra). Seja feita a Tua vontade (do Pai através do Cristo), na Terra (na personalidade) assim como no céu (na Individualidade) . O pão nosso sobressubstancial (não apenas o do corpo, nem só o do conhecimento intelectual livresco e externo, mas o que provém do Cristo interno) dá-nos hoje (agora, não no futuro remoto). Perdoa nossas dívidas (cármicas) como perdoamos aos nossos devedores. Não nos induzas em tentação (ou seja, não nos submetas a HERODES, provações e experiências fortes demais). Mas liberta-nos do Mal (isto é, liberta-nos da matéria que nos prende e asfixia)".

Comentários