ESTUDOS DO EVANGELHO DE CRISTO - INTRODUÇÃO PARTE I

ESTUDOS DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA

Conforme prometi, neste mês de dezembro, dedicado ao ANIVERSARIANTE JESUS, dedicarei minhas postagens ao estudo do Evangelho à Luz da Doutrina Espírita, com base e em sínteses dos 8 Volumes do Livro Sabedoria do Evangelho de autoria de Carlos Juliano Torres Pastorino autor de Minutos de Sabedoria, diplomado em Filosofia e Teologia pelo Colégio  Internacional S. A. M. Zacarias, em Roma , Professor Catedrático no Colégio  Militar do Rio de  Janeiro e Docente no Colégio Pedro II do R. de Janeiro e J. Herculano Pires (Irmão  Saulo),  Teólogo, Filósofo, e Professor autor de diversos Livros Espíritas dentro da Pedagogia Espírita.  [Walter de Carvalho].

INTRODUÇÃO - PARTE I [TERMOS TÉCNICOS]
Antes de penetrarmos nos comentários dos Evangelhos à Luz da Doutrina Espírita, há necessidade de serem explicados certos termos técnicos e de fazer-se ligeiro apanhado histórico, para boa compreensão do que se vai ler durante este mês.

EVANGELHO
A palavra grega Euaggélion significa BOA NOTICIA, e já era empregada nesse sentido pelos autores clássicos, desde Homero. Jesus a utiliza pessoalmente, segundo os testemunhos de Mateus (24: 14 e 26: 13) e de Marcos (1:15; 8:35; 10:29; 13:10; 14:9 e 16:15), Além dessas passagens, a palavra Evangelho aparece mais 68 vezes em o Novo Testamento.

TESTAMENTO
A palavra Testamento, em grego diathéke, apresenta dois sentidos: 1.º o testamento em que alguém designa seus herdeiros; 2.º a aliança que define os termos de um contrato, a que se obrigam as partes que se aliam. Neste sentido de aliança entre Deus e os homens é empregado, dividindo-se em duas partes: o VELHO ou ANTIGO TESTAMENTO, escrito antes da vinda de Jesus; e o NOVO, onde se reúnem os escritos a respeito de Jesus. Essa distinção foi feita por Jesus: este cálice é o  NOVO TESTAMENTO em meu sangue, que é derramado por vós (Lc.22:20) ; e Paulo também  opõe o Novo ao Velho: fez-nos ministros idôneos do NOVO TESTAMENTO (2 Cor.3:6) e  adiante: até o dia de hoje, na leitura do VELHO TESTAMENTO, permanece o mesmo véu (2 Cor. 3:14).

CÂNONE
A palavra cânone significa regra, e designa o exemplar perfeito e completo das Escrituras. O cânone do Novo Testamento é constituído de 27 obras, assim divididas:

A) Livros históricos: 1. Evangelho segundo Mateus (Mt); 2. Evangelho segundo Marcos (Mr); 3. Evangelho segundo Lucas (Lc); 4. Evangelho segundo João (Jo); 5. Atos dos Apóstolos (At).
B) Epístolas Paulinas (de Paulo de Tarso) : 6. Aos Romanos (Rm); 7. Aos Coríntios 1ª (1 Cor); 8. Aos Coríntios 2ª\(2 Cor); 9. Aos Gálatas (Gal); 10. Aos Efesios (Ef); 11. Aos Filipenses (Fp); 12. Aos Colossenses (Co) 13. Aos Tessalonicenses 1.ª ( 1 Tes) 14. Aos Tessalonicenses 2ª (2 Tes); 15. A Timóteo 1ª  ( 1 Tim); 16. A Timóteo 2ª  (2 Tiro); 17. A Tito (Tt); 18. A Filemon (Fm); 19. Aos Hebreus (autoria discutida).
C) Epístolas Universais: 20. De Tiago (Ti); 21. De Pedro 1ª (1 Pe); 22. De Pedro 2ª (2 Pe); 23. De João l.ª (1 Jo) ;24. De João 2ª (2 Jo); 25. De João 3ª (3 Jo); 26. De Judas (Ju).
D) Livro Profético: 27. Apocalipse
Na segunda parte da INTRODUÇÃO daremos mais explicações sobre outros termos técnicos comuns que encontraremos nos estudos deste mês.

Comentários