MARIA RATIFICA SUA PEQUENEZ DIANTE DE DEUS!

ESTUDO DOS EVANGELHOS À LUZ DO ESPIRITISMO [PASTORINO]
VISITA A ISABEL
30.3 - MARIA RATIFICA SUA PEQUENEZ DIANTE DE DEUS! RELEXÃO SOBRE   A 
TRÍADE E O QUATERNÁRIO INFERIOR!

Exatamente o que se faz aqui: foi para a região montanhosa de Judá. E como a Judéia representa a PERSONALIDADE (assim como a Galileia exprime a INDIVIDUALIDADE, já o vimos) , compreendemos que a criatura esquece os corpos físico, sensitivo e emocional, jogando apenas com a parte mais elevada, o intelecto. Ao encontrar-se com outro espírito, este lhe manifesta a alegria, por ver que dentro de si está Deus, o Cristo Vivo que em todos nós habita.

Luc, 1 - 46 a 56
46. E disse Maria: “Minha alma engrandece o Senhor; 47. pois meu espírito alegrou-se em Deus meu Salvador; 48. porque pôs os olhos na pequenez de sua escrava. Pois de ora em diante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada; 49. porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é Seu nome; 50. e Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que O temem; 51. Manifestou poder com seu braço, dissipou os que tinham pensamentos soberbos no coração; 52.depôs os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes; 53. encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos; 54. Socorreu Israel, seu servo. lembrando-se da misericórdia; 55. (como falou a nossos pais) para. com Abraão e sua posteridade para sempre”; 56. E Maria ficou cerca de três meses com ela, depois voltou para sua casa.

Em resposta a Isabel,. Maria entoa um cântico maravilhoso, que muito nos ensina. Conhecidíssimo em toda a cristandade por sua primeira palavra latina, o Magníficat. Todo o cântico reproduz  pensamentos do Velho Testamento, sobretudo dos Salmos. Logo no primeiro versículo temos preciosa lição: Minha ALMA engrandece o Senhor, pois meu ESPÍRITO alegrou-se em Deus meu Salvador. Temos, portanto, nítida distinção entre alma (psyché) e espírito (pneuma ), que Paulo também distingue, de acordo com a filosofia platônica. Por exemplo, em 1.ª Tess. 5:23, quando suplica a Deus que nos santifique o espírito (pneuma) , a alma (psiché) e o corpo (soma). Na filosofia paulina, a psyché é o princípio das emoções sensíveis (o que hoje chamamos corpo astral ou perispírito, isto é, o princípio agente ou eu da personalidade); e pneuma é o elemento espiritual (ou eu consciencial da individualidade). Em Hebreus (4:12) também lemos que a palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra dividindo até os nervos e as ligações da alma com o espírito, discernindo as disposições e os pensamentos do coração. Há ainda outros passos escriturísticos que confirmam esse ponto de vista: Louvai-O espírito e almas dos justos (Dan. 3:86); Em sua mão está a alma de todos os vivos e o espírito de todos os homens (Job, 12:10) . Se há o corpo psíquico (de alma), ... o há também o corpo espiritual (de espírito), (1 Cor. 15 :44); O homem de alma e o de espírito (1 Cor. 2: 14-15); Estes são os que se separam a si mesmos, que têm alma, mas não têm espírito (Judas, 19). Maria, pois com toda a clareza filosófica (podia não ter cultura, mas era sábia) , emprega  corretamente os tempos dos verbos e afirma: Minha alma (personalidade) engrandece (no presente do indicativo) o Senhor, porque meu espírito (individualidade) se alegrou em Deus meu Salvador.

Comentários