MARIA SE DIZ ESCRAVA DO SENHOR!

ESTUDO DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
29.5 - MARIA SE DIZ ESCRAVA DO SENHOR
Lucas Cap 1, 34-38
34. Então Maria perguntou ao anjo: “como será isso, uma vez que não conheço homem. 35. Respondeu-lhe o anjo: “um espírito santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá com sua sombra; e por isso o nascituro será chamado santo, Filho de Deus. 36. Isabel, tua parenta, também ela concebeu um filho na sua velhice, e já está no sexto mês aquela que era chamada estéril 37. porque, vindo de Deus nada será impossível”. 38. Disse Maria: “Eis aqui a escrava do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

A pergunta de Maria difere da de Zacarias. O sacerdote pergunta: como saberei que isto é verdade, o que exprime dúvida a respeito das, afirmativas de Gabriel. Maria indaga: Como se dará isso, se não conheço homem. O que constitui um pedido de explicação: ela crê verdadeiras as palavras, mas deseja saber o modo de agir para resolver o caso. Conhecer homem ou mulher é eufemismo usado entre os judeus para designar as relações sexual. Maria, jovem noiva, não tinha ainda (por isso usa o presente do indicativo: não tenho) comércio sexual. E Gabriel parece esclarecer que a concepção se deverá dar de imediato, sem esperar que o casamento se realize. O anjo explica que ela conceberá um espírito santo (já santificado). Em grego, aqui também não aparece o artigo, denotando a indeterminação: UM, espírito santo. Esse espírito santificado descerá sobre ela e acrescenta que a força ou poder do Altíssimo a envolverá com sua sombra. Parece uma alusão clara à shekinah da mística judaica. Nesses casos, qualquer contato sexual, mesmo fora do casamento, será abençoado. Deus não está sujeito às leis humanas, nem das sociedades nem dos Estados. O casamento é um ato instituído pelos homens, a fim de evitar abusos e manter organizada a humanidade. Mas Deus simplesmente criou as plantas, animais e homens dotados de sexo para que se unissem, produzindo filhos, a fim de que Sua obra não perecesse: Qualquer restrição é humana e não divina. No caso em apreço, isso está claro. Tanto assim que, mesmo fora do casamento Maria receberá, em seu ventre, um espírito santo, que será chamado Filho de Deus. E logo a seguir acrescenta, a título de comprovação, que Isabel, parenta de Maria (não se sabe qual o grau de parentesco) também terá um filho, apesar da idade e de ter sido estéril, já estando no sexto mês de gravidez. E aduz: vindo de Deus, nada é impossível. A expressão do texto original: nenhuma palavra é o equivalente do hebraico dàbâr, que tem muitas vezes (cfr. Gên. 18:14) o sentido de coisa. Ora, nenhuma coisa é o mesmo que nada. A resposta de Maria é uma aceitação plena, uma conformação total: eis a escrava do Senhor. E mais: faça-se em mim conforme dizes. A expressão faça-se é muito mais forte que o usado no Pai Nosso (Mat. 6:10). Neste, exprime-se o desejo de que se faça, mas deixando livre quanto à época em que se realize. No caso presente, o faça-se de Maria expressa o desejo e quase a ordem de que se faça já. Cumprida a missão, o anjo retirou-se. [FICA EVIDENTE QUE MARIA FOI "TOMADA" COMO MULHER , POR JOSÉ, POR ORDEM DIVINA, ANTES DA EFETIVAÇÃO DA CERIMÔNIA DE CASAMENTO DOS JUDEUS, ISSO FEZ COM QUE TIVESSE DE FICAR ESCONDIDA , POIS ISSO ERA PROIBIDO PELAS LEIS MOSAICAS E ELA PODERIA SER APEDREJADA POR ADULTÉRIO. NA CULTURA JUDAICA DA ÉPOCA FICAR NOIVA TINHA O MESMO PESO DE ESTAR EFETIVAMENTE CASADA E TENDO AS MESMAS OBRIGAÇÕES MARITAIS. NORMALMENTE A NOIVA FICAVA RECLUSA ATÉ AS FESTIVIDADES- Grifo nosso]

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