NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO A CADA NOVA ENCARNAÇÃO!

ESTUDO DO EVANGELHO - LUCAS CAP 1 - v 1-4 
OPOSIÇÕES ÀS EXPLICAÇÕES E RESPOSTAS DA ESPIRITUALIDADE  [KARDEC]
25.3 - OS EVENTUAIS ERROS DECORREM DA NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO EM CADA NOVA ENCARNAÇÃO QUANDO O PRINCIPIO INTELIGENTE ASSUME UMA NOVA VIDA!

Por que então é da natureza da Centelha a individualização de um Espírito? Porque NÃO PODE DEIXAR DE FAZÊ-LO. Sendo a Centelha um Raio-de-Luz que parte do Foco-Incriado, que é Deus, o Princípio Inteligente, e portanto, possuindo ela também a ESSÊNCIA DIVINA, ela tem, EM SI MESMA, como NECESSIDADE INTRÍNSECA E INEXORÁVEL, a objetividade concreta, a realidade objetiva. Em consequência, essa Centelha é UM EU, um ser objetivo e real, e NÃO PODE deixar de produzir um SER OBJETIVO. E como o Princípio Inteligente ou Foco-de-Luz-Incriado irradia sempre e ininterruptamente, assim Deus há de ter criado sempre e ininterruptamente e continua criando até hoje: meu Pai até agora trabalha (produz com seu trabalho) como ensinou Jesus em Jo. 5:17) .
A Centelha, então, É NOSSO VERDADEIRO EU, que apenas se envolve e desenvolve, se contrai e descontrai, impelindo nosso Espírito à evolução. O Espírito, aprisionado na matéria (involuído) é que terá que evoluir, pelo impulso da Centelha (nosso EU) que está INCLUÍDO e em nosso Espírito. Firmemos ainda o fato de que a Centelha possui MENTE SÁBIA E PERFEITA, mas o Espírito recebe o influxo desse atributo como uma potencialidade, e ele deverá desenvolver-se (evoluir) aprendendo a custa própria, até chegar a sintonia total, à união absoluta com o CRISTO INTERNO (que é a Centelha-Divina, nosso verdadeiro EU). Só nesse ponto pode a MENTE de nosso EU agir livremente através do nosso Espírito. Recordemos as palavras do CRISTO (o EU profundo) de Jesus: Eu e o PAI somos UM (Jo. 10:30); e referindo-se a seus discípulos, acrescenta: para que como Tu, Pai, és em mim (Cristo), e eu em TI, também sejam eles em nós (Jo. 17:21); e ainda: para que sejam UM, assim como nós SOMOS UM, eu (Cristo) neles (Espíritos) e Tu (Pai) em mim (Cristo) (Jo. 17:22-23). A sabedoria da Centelha, do Cristo-Interno, ou seja, de nosso EU, é total e plena, mas só pode ser recebida por nosso Espírito gradativamente, aos poucos, de acordo com a capacidade que nosso espírito for conquistando através de seu esforço próprio. Assim, à proporção que o Espírito evolui, a Mente de nosso EU poderá expressar-se com maior amplitude.

Comentários