O QUATERNÁRIO INFERIOR - A INTUIÇÃO!

O EVANGELHO DE LUCAS - Luc. 1:1-4 
22 - RESUMO DA TEORIA DA ORIGEM E DO DESTINO DO ESPÍRITO
22.2 - PERSONALIDADE OU O QUATERNÁRIO INFERIOR - A INTUIÇÃO 

Entretanto, ao baixar mais suas vibrações, esse conjunto desce à matéria (torna-se carne, Jo. I: 14), manifestando-se no tempo e no espaço, e constituindo a PERSONALIDADE ou o QUATERNÁRIO INFERIOR, para onde passa sua consciência, enquanto se encontra crucificada no corpo físico.
É chamado quaternário porque se subdivide em quatro partes: 1 - o INTELECTO (também denominado mente concreta, porque age no cérebro físico e através dele); 2 - o ASTRAL, plano em que vibram os sentimentos e emoções; 3 - o DUPLO ETÉRICO, em que vibram as sensações e instintos; 4 - o CORPO FÍSICO OU DENSO, que é a materialização de nossos pensamentos, isto é, dos pensamentos e desejos do Espírito, acumulando em si e exteriorizando na Terra, todos os efeitos produzidos pelas ações passadas do próprio Espirito. Entre a Individualidade e a Personalidade, existe uma PONTE de ligação, através da qual a consciência pequena da Personalidade (única ativa e consciente no estágio atual das grandes massas humanas), pode comunicar-se com a consciência superior  da Individualidade (que os cientistas começam a entrever e denominam, ora superconsciente, ora inconsciente profundo) . Essa ponte de ligação é chamada INTUIÇÃO.
Temos, então, no processo mental, três aspectos: 1 - o PENSAMENTO CRIADOR, produzido pela Mente Inspiradora; 2 - o RACIOCÍNIO, produzido pelo cérebro físico, e que é puramente discursivo; 3 - a ligação entre os dois, que se realiza pela INTUIÇÃO.
Podemos portanto definir a INTUIÇÃO como o contato que se estabelece entre a mente espiritual (individualidade) e o intelecto (personalidade). Em outras palavras: é o afloramento do superconsciente no consciente atual. Todas essas explicações são indispensáveis para a compreensão dos símbolos e alegorias que se encontram nos fatos evangélicos, nos ensinamentos de Jesus, assim como no de todos os demais mestres da Humanidade. Como toda Escritura divinamente revelada , isto é, trazida à Humanidade para ajudá-la a encaminhar-se na senda evolutiva, o Evangelho apresenta DOIS sentidos principais: 1 - um sentido para a personalidade (sentido literal, único que pode ser percebido por aqueles que só trabalham com raciocínio, e não realizaram ainda, por meio da intuição, sua ligação com a consciência profunda); 2 um sentido para a individualidade (que é o alegórico, o simbólico, e o místico ou espiritual). Ambos são REAIS e produzem seus efeitos, cada qual em sua escala própria na fase evolutiva em que se encontra o leitor. Quando aprendemos a descobrir, num FATO, o sentido simbólico, ou quando vemos que uma PERSONAGEM representa um simbolismo, isto NÃO significa que o fato não se tenha realizado, nem que a personagem não tenha tido existência REAL. Não. Há que atentar continuamente para isto: os FATOS REALIZARAM-SE; as PERSONALIDADES EXISTIRAM. Desses fatos, porém, e dessas personagens (que AMBOS tiveram existência REAL) , deduzimos e compreendemos um sentido profundo alegórico, simbólico ou místico, um ENSINAMENTO OCULTO, que só pode aparecer a quem tenha olhos de ver, ouvidos de ouvir e coração de entender (cfr. Mr. 8:17-18, não compreendes ainda nem entendeis  tendes vosso coração endurecido tendo olhos não vedes,tendo ouvidos não ouvis  também (Deut. 29:4). Mas, YHWH não vos deu até hoje coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir .

Comentários