O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS!

ESTUDO DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA [PASTORINO]
33 - ANJOS  E PASTORES
33.4 - O LOCAL SAGRADO - A CÉLULA - O VERBO FEITO CARNE

Ao entrar nesse local sagrado, depois de percorrer outros caminhos, e já purificado pela hematose nos pulmões, o sangue se regozija com o louvor a Deus, que ali jaz aniquilado em forma humana, o infinito dentro de uma célula, o Verbo feito carne, e que se manifesta aos homens, que visita seu povo. Aqueles que experimentaram o Encontro Supremo percebem, com iniludível clareza que sua circulação sanguínea se acelera e responde ao apelo de louvar a Deus. De modo geral, é nessas circunstâncias que percebemos a diferença entre um corpo comum e o corpo de um asceta, totalmente espiritualizado, embora ainda sujeito a todas as vicissitudes e necessidades carnais. De qualquer  forma, no entanto, o próprio corpo do místico irradia, através da carne, a espiritualização interna. Por isso o fato tem também repercussão externa. Qualquer pessoa que tenha a intuição desenvolvida, mesmo que não seja no grau máximo, percebe, sente, que aquela criatura teve o encontro, vive em união com Deus. E a criatura que experimentou essa felicidade não precisa convocar discípulos, adeptos e sequazes: todos a procuram espontaneamente, porque a intuição lhes avisa: os anjos do Senhor lhes revelam, sobretudo durante as vigílias da noite, isto é, nas horas penumbrosas da meditação, e enquanto eles guardam os rebanhos, ou seja, enquanto pacificamente cuidam de seus afazeres. Avisa-os intuitivamente. Os pastores inicialmente temem que possa tratar-se de um equívoco. Mas a insistência e a clareza do aviso os alerta de tal forma que eles resolvem abandonar, nem que seja por curtas horas, os negócios terrenos, para ir também em busca do recém-nascido, do homem novo que surgiu na Terra, Luz para o mundo, Salvação para todos. Entoa-se, então, o hino místico da Glória a Deus que nasce nas criaturas, e de Paz às criaturas que foram visitadas pelo nascimento de Deus em seus corações. Convém aqui salientar que esse nascimento corresponde, simplesmente a um DESPERTAMENTO. O Cristo interno, a Mônada  Divina, existe em tudo e em todos, no mineral, no vegetal, no animal, no homem, mas em estado  latente, impulsionando-o à evolução, mas sem ser percebido pela própria  criatura. Quando esta descobre o "caminho"  e entra no "reino-de-Deus" DENTRO de seu coração, aí descobre a Mônada  Divina, e a ela  se unifica no Encontro Sublime. Diz-se que nasceu o Cristo interno, secretamente,  oculto aos olhos  da multidão, colocado num estábulo que é o corpo de carne, e
depois deitado na  manjedoura, que é o intelecto, alimentador por excelência do homem-animal.

Comentários