SÓ UM CAMINHO CONDUZIRÁ AO CRISTO!

ESTUDOS DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA [PASTORINO]
O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA - O HOMEM NOVO!
28.7 -AS PROMESSAS FEITAS A ZACARIAS! SEU DESCRÉDITO! SÓ UM CAMINHO CONDUZIRÁ AO CRISTO - NOSSA MEDITAÇÃO SOLITÁRIA!
Lucas Cap.I , 18-25
18. Perguntou Zacarias ao anjo: “Como terei certeza disso? porque eu sou velho e minha mulher já é de idade avançada”. 19. Respondeu-lhe o anjo: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e trazer-te estas boas notícias; 20. e tu ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não deste crédito às minhas palavras, que a seu tempo se. cumprirão”. 21. O povo estava esperando Zacarias e maravilhava-se enquanto ele demorava no santuário. 22. Quando ele saiu, não lhes podia falar, e perceberam que tivera uma visão no santuário: e ele lhes fazia acenos e continuava mudo. 23. Cumpridos os dias de seu ministério, retirou-se para sua casa. 24. Depois desses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: 25. “Assim me fez o Senhor nos dias, em que pôs os olhos sobre mim. para acabar com meu opróbrio entre os homens”.

Eram tão grandes as promessas feitas a Zacarias, que ele pede ao anjo um sinal, uma prova, de sua veracidade. Já outros profetas anteriormente tinham agido assim: Abraão (Gên. 15:8), Gedeão (Juízes, 6:36-37), Moisés (.tx. 3:12), Ezequias (2.0 Reis, 20:8), e, tal como ocorreu com Zacarias, foram todosatendidos. Em resposta, o anjo apresenta suas credenciais, dando o nome de Gabriel (o HOMEM de Deus) e dizendo que faz parte dos sete que assistem diante do trono de Deus (cfr. Tob. 12:15 e Dan. 9:21), ou seja, do trono de YHWH. Depois, como segunda. prova, fá-lo emudecer, embora temporariamente. E essa mudez não foi como a de Daniel (10: 15) que emudeceu pelo susto produzido pela aparição, mas sim como resposta à prova pedida. E além de perder a fala, perdeu o sentido da audição, pois é por sinais (Luc., 1 :62) que lhe perguntarão, mais tarde, qual o nome que porão no menino que nasceu. O povo admira-se da demora exagerada de Zacarias no santuário; e ao sair, vendo que não proferia as palavras rituais de hábito, de bênção aos fiéis, compreende, pelos gestos do sacerdote, que ele tivera uma visão. Orígenes (Patrologia Graeca, vol 13, col. 1812) e Ambrósio (Patrologia Latina, vol, 15, col. 1550) comentam que o mutismo de Zacarias era um símbolo do mutismo em que ficaria a religião mosaica ao ser promulgado O Evangelho.Ao terminar suas funções sacerdotais, Zacarias se recolhe à sua residência, na localidade de AinKarim. Depois disso, dá-se a concepção de Isabel, a qual permanece oculta do público durante cinco meses, louvando a Deus por haver-lhe concedido a bênção de um filho. Admirável é todo o simbolismo deste trecho. O intelecto (Zacarias} tem como função precípua a dúvida (Descartes) , a indagação por experiências. O objetivo primordial do intelecto é o raciocínio discursivo, plano, que só caminha por meio de dúvidas e provas, para ter base para suas conclusões. A intuição vê diretamente, num átimo, e não pergunta razões nem pede provas: SABE. O intelecto indaga, procura, pesquisa, pondera, discerne, julga e só depois é que deduz e conclui. Era pois inevitável e justo segundo sua natureza que, diante do aparecimento de uma visão espiritual, o intelecto não se conformasse de imediato, e iniciasse o estudo objetivo da questão. Verificado, porém, pelas palavras do mestre que lhe surge à frente em pessoa, que o grande objetivo de sua busca se aproxima, o intelecto resolve obedecer submisso. O anjo diz-lhe, em primeiro lugar, que é de origem divina, que já obteve o contato com o Deus Interno, e que já se tornou, por isso, um homem de DEUS (Gabriel), um homem divinizado (filho de Deus). Mas acrescenta que, para Zacarias (o intelecto) consegui-lo, ele deverá emudecer em meditação, nada ouvindo e nada falando, profundamente recolhido em si mesmo. Zacarias primeiro termina seu mandato sacerdotal, como homem reto e justo, e depois se afasta, não dando mais atenção ao bulício do mundo, ao povo que estava de fora. O povo admira-se de sua demora: ainda hoje, quando qualquer criatura se afasta dentro de si mesma em oração, mais tempo do que a obrigação de uma vez por semana, o povo se admira e não entende. Superada essa fase, vai para sua casa, isto é, recolhe-se a seu íntimo. Lá encontra-se com a intuição (Isabel) , une-se a ela intimamente, e ela concebe a ideia que o intelecto lhe transmite, e também se oculta, para que possa dar-se o nascimento do filho, ou seja, o contato com o Eu Supremo, pelo qual nascerá uma nova criatura, o homem novo. Ambos (intelecto e intuição - Zacarias e Isabel) , recolhidos durante cinco meses em louvor a Deus (Judeia), ocultos a todas as vozes e chamamentos do mundo, mudos e surdos a tudo o que é da Terra, preparam-se para o grande evento. Não há outro caminho que conduza ao Cristo Interno (nós o veremos em outros passos à frente) senão o da meditação solitária, que poderá, quando muito, receber a visita do Mestre.

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