A VISÃO DOS PASTORES

ESTUDO DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA [PASTORINO]
33 - ANJOS E PASTORES

Luc.2: 8-14
8. Naquela região havia pastores que viviam nos campos e guardavam seus rebanhos durante as vigílias da noite; 9. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor brilhou ao redor deles, e encheram-se de grande temor; 10. Disse-lhes o anjo: “não temais, pois vos trago uma boa notícia de grande alegria, que o será para todo o povo; 11. e é que hoje vos nasceu. na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor; 12. e eis para vós o sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada numa manjedoura”; 13. De repente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celeste, louvando a Deus e dizendo: 14. “Glória a Deus nas maiores alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade”.

ESTUDO DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA [PASTORINO]
33 - ANJOS  E PASTORES
33.1- A VISÃO DOS PASTORES

Diz o evangelista que os pastores estavam no campo, onde viviam. Realmente, em torno da cidade de Belém havia numerosas pastagens, onde era hábito viverem os pastores em tendas, a cuidar dos rebanhos. Todavia, após as grandes chuvas de novembro e no rigor do inverno, já nos fins de dezembro, não era provável que lá permanecessem: já deviam ter recolhido os rebanhos aos currais desde novembro. Daí deduz-se que o nascimento de Jesus não deve ter ocorrido em dezembro. Sabemos, com efeito, que só muito mais tarde, em Roma, para aproveitar a festa de Mitra (natalis invicti solis, nascimento do Sol invicto (ou seja, a entrada do sol no solstício do inverno) festejado em 25 de dezembro, é que a igreja de Roma, por volta de 354 A.D. vulgarizou essa data a toda a cristandade, contrariando muitas outras tradições locais que festejavam o natal em datas diferentes. (Cf. Calendarius Philocalus, publicado por Theodor Mommsen, no Abhandlungen d Sachs Alcad. d. Wissenschem 1850). Nessa época os bispos da Síria e da Armênia acusaram os de romanos admiradores do sol e idólatras. O anunciador é chamado anjo [ESPÍRITO MATERIALIZADO - Grifo nosso], e o verbo empregado por Lucas é muito usado nos autores profanos para exprimir a aparição dos espíritos (a que eles chamavam divindades ou deuses, tal como o sânscrito os chama devas, da mesma raiz). O anjo dá-lhes uma boa notícia, usando um verbo grego , frequentemente usado por Paulo e por Lucas, mas que só aparece uma vez em Mateus (11:5) numa citação dos LXX[SETENTA]. Aí também apresenta o mesmo sentido (cfr. 2 Sam. 1:20; 1 Crôn. 10:9.Isaías, 40:9; 52:7; 60:1).

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