ZACARIAS E IZABEL - A PALAVRA SACERDOTE!

ESTUDO DO EVANGELHO DE LUCAS  À LUZ DO ESPIRITISMO [ PASTORINO]
27 - ZACARIAS E ISABEL 

Com os conhecimentos adquiridos até o momento estamos preparados para estudar o simbolismo de ZACARIAS E IZABEL como nos informou LUCAS. 
Luc. 1:5-7 - 5. Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote, chamado Zacarias, da turma de Abia; sua mulher era  descendente de Arão, e chamava-se Isabel; 6. Ambos eram justos perante Deus, andando irrepreensíveis em todos  os mandamentos e preceitos do Senhor. 7. E não tinham filhos, porquanto Isabel era estéril, e ambos (estavam) em  idade avançada.

27.1 - O FATO REAL - A PALAVRA SACERDOTE
Temos um fato REAL, que se passou logo antes da chegada de Jesus a este planeta: o nascimento do precursor João, denominado o Batista, cuja ocorrência havia sido predita por vários médiuns (profetas), com muita antecedência. Lucas situa o fato historicamente, apresentando ao leitor a época do acontecimento, o pai de João, seu nome, idade e profissão, e a mãe, dando-lhes inclusive a filiação. Temos, pois, que Herodes era rei da Judeia (nomeado pelo Senado em 40 AC, tomou Jerusalém em 37 AC e morreu no ano 4 antes da era cristã), quando o sacerdote Zacarias teve a revelação do nascimento de um filho, embora já fora das possibilidades humanas.
Os fatos são claros e não necessitam de explicação. Muitos ensinamentos, todavia, transparecem dessa narrativa singela. Estudemo-los. Herodes, o Grande (como toda sua linhagem), não era israelita de raça: era idumeu, convertido à religião judaica. Não fazia parte, pelo sangue, do povo hebreu. Herodes representa o homem ainda animalizado, a força material, despótica, que apenas busca conforto (reino mineral) , as sensações físicas (reino vegetal) e as emoções (reino animal), preocupando-se somente com a matéria terrena transitória, para ele a única realidade, porque é palpável aos sentidos físicos. Diz o evangelista que Herodes era rei da Judia. Observemos: Judeia significa louvor a YHWH, fase típica da personalidade, ainda sujeita a ritos e liturgia exteriores da religião. 
Notemos ainda que em O Novo Testamento aparece com frequência a oposição entre as duas localidades: Judeia e Galileia. Galileia significa região cercada; exprime, pois, o ambiente da individualidade, o horto florido, ou seja, a região inacessível ao vulgo, cercada para que os profanos nela não possam penetrar . Logicamente, Herodes só podia ser rei (dominador, déspota) da Judeia, isto é, da personalidade inferior, já que só as coisas terrenas e materiais constituíam seu domínio absoluto. A expressão nos dias de Herodes demonstra-nos que o simbolismo que nos vai ser apresentado sob a capa dos fatos (que se realizaram), deve ser procurado na época em que a humanidade era preponderantemente materialista, cogitando tão só dos interesses dos corpos físico, sensitivo e emocional. Nessa época e nesse ambiente, viveu na Terra. um sacerdote - por mais baixas que sejam as condições ambientais, pode elevar-se o espírito, tal como o lírio que pode florescer, num pântano - A palavra sacerdote, tradução latina do grego exprime o homem que se dedica. (dos, dotis = dote, doação) às coisas sagradas (sacer, sacra, sacrum).  Sacerdote é, portanto, a criatura dedicada e devotada a Deus, a Ele consagrada.

Comentários