CHAKRA FRONTAL - RESPONSÁVEL PELA VIDÊNCIA , AUDIÊNCIA E CLARIAUDIÊNCIA

ESTUDO DE TÉCNICAS DA MEDIUNIDADE [PASTORINO-KARDEC]
O CORPO ASTRAL E A MEDIUNIDADE
89 - CHAKRA FRONTAL - RESPONSÁVEL PELA VIDÊNCIA , AUDIÊNCIA E CLARIAUDIÊNCIA, E AINDA, PELA CLAREZA DE RACIOCÍNIO E PERCEPÇÃO INTELECTUAL [ATENÇÃO MÉDIUNS: FAÇAM UMA PROFUNDA REFLEXÃO]

Cognominado AJNA, é um exaustor-ventilador com 96 pás, localizado entre as sobrancelhas, 1,5 a 2,0 centímetros acima da glabela. As cores predominantes são rosa e amarelo. Corresponde à glândula pituitária ou hipófise e governa o intelecto (cérebro) com seus vários departamentos de neurônios. Dessa maneira, comanda os cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato). 
O chakra frontal, já situado na cabeça, é responsável pela vidência no plano astral quando percebida diretamente por meio dos cones e bastonetes, formando-se as imagens astrais na parte lateral da retina. Tanto que, quando os videntes, sobretudo os pouco treinados, percebem uma figura a seu lado, se por acaso voltam seus olhos para esse lado, a visão desaparece. Eles terão que habituar-se a focalizar a visão sem olhar de frente para ela, pois se o fizerem, o foco incidirá na fóvea ou mácula lútea, que é o ponto específico da visão física, mas não da astral.
Na clarividência à distância (quer no espaço, quer no tempo), forma-se geralmente um “tubo” fluídico (uma espécie de luneta) que parte do chakra frontal, ligando o médium à cena que deve ser vista. Daí os faraós e videntes do Antigo Egito serem representados nas figurações com uma serpente (o “uréu”), que lhes saía da testa, e simbolizava a visão astral desenvolvida. 
Outro tipo de visão captada pelo chakra frontal são os “quadros fluídicos”, criados seja pela mente do próprio médium, seja pela de outro encarnado ou de algum desencarnado. Esses quadros (ou figuras), alguns facilmente confundíveis com espíritos reais aí presentes, por vezes se apresentam reduzidos, em dimensões liliputianas, e não obstante com absoluta nitidez de todos os pormenores.
Ainda outra variedade de vidência é a chamada “vidência mental”, sob a responsabilidade direta de AJNA. Nesta, nada se vê em imagem física figurada. Sem embargo, as imagens sem figura se apresentam ao cérebro, tal como se fossem “imaginadas” num sonho acordado. Não sei se conseguimos explicar-nos: vemos sem ver, mas vemos! Com o desenvolvimento desse chakra, passamos a ter segurança na interpretação do que vemos mentalmente. Desses tipos de vidência, o mais seguro é do plano astral, porque é mais físico e, portanto, pode ser mais facilmente controlado. No entanto, nenhum desses tipos de vidência constitui, propriamente falando, uma mediunidade no sentido exato e estreito do termo.
Na mediunidade, o aparelho humano serve de intermediário entre um espírito (desencarnado ou não) e outro espírito (encarnado ou não). Mas é um medianeiro, que RECEBE e ENTREGA. Ora, na vidência não ocorre isso: é a própria criatura que vê. Nada recebe de ninguém: ela mesma tem a capacidade de ver por si mesma. Então, em vez de mediunidade, nós chamaríamos a isso característica ou capacidade. Também não é um DOM, que alguém recebe como um favor: não há privilégios na natureza! Ou a criatura conquista pelo próprio esforço evolutivo essa capacidade, e a tem; ou, se não fez por merecê-la, não na tem. 
Além da vidência, o chakra frontal é responsável pela audiência, em que a voz física do espírito é ouvida dentro do ouvido, como se as vibrações não viessem de fora, pelo ar atmosférico, mas ecoassem dentro da caixa craniana.
Outra modalidade é a clariaudiência, em que se ouvem vozes e sons que vibram à distância (quer no espaço, quer no tempo). Aqui também é comum observar-se a formação fluídica de um tubo acústico, talvez para ampliar as vibrações sonoras, tornando-as suficientemente fortes para conseguir impressionar o ouvido. 
Com a audiência (e é muito mais freqüente o número de pessoas que possuem essa característica), dá-se o mesmo fenômeno que na vidência: uma voz no cérebro, uma voz sem som, contudo, perfeitamente sentida, percebida, ouvida, embora não ouvida! Mas as frases chegam com nitidez absoluta. 
O chakra frontal é responsável, ainda, pela clareza de raciocínio e pela percepção intelectual, que será tanto mais aguda e rápida, quanto mais for desenvolvido o chakra Nem é difícil perceber, pela conformação óssea da testa, uma elevação no centro, entre as sobrancelhas, que indica seu desenvolvimento, conforme os ensinos da psicognomia. Outra função desse chakra frontal, pelo fato de também girar para fora, é poder, segundo a vontade do homem, agir como um ventilador que gira rapidissimamente; sua utilidade é a emissão de raios (irradiação), que podem ser dirigidos às pessoas com diversos objetivos (calma, força, conforto, alívio, equilíbrio etc.). De acordo com as necessidades, os raios emitidos poderão ser coloridos, pois a coloração não é mais que a freqüência vibratória do raio que se modifica, segundo a mentalização realizada. Essa irradiação, ou mesmo o lançamento de raios, depende exclusivamente da vontade e da força mental concentrada do emitente, não sendo necessário nenhum gesto externo. O raio depende exclusivamente da vontade e da força mental concentrada do emitente, não sendo necessário nenhum gesto externo.

Comentários