REGRESSO DO EGITO - DISCUSSÃO SOBRE A CIDADE DE NAZARÉ

ESTUDOS DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA [PASTORINO -KARDEC]
60.1 -REGRESSO DO EGITO - DISCUSSÃO SOBRE A CIDADE DE NAZARÉ

Mat. 2:19-23
19. Mas, tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito; 20. dizendo: “Levanta-te, toma contigo o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, pois já morreram os que procuravam tirar a vida do menino”; 21. Levantando-se tomou o menino e sua mãe e voltou para a terra de Israel; 22. Tendo ouvido porém que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e avisado em sonhos, retirou-se para os lados da Galileia; 23. e foi morar numa cidade chamada Nazaré, para cumprir o que foi dito pelos profetas: “ele será chamado nazoreu”.

Após a morte de Herodes, novamente funciona a MEDIUNIDADE ONÍRICA de José: em sonhos um  anjo manda-o regressar à terra de Israel, José obedeceu de  imediato e (segundo Mateus) dispunha-se a regressar a Belém, quando ouve dizer que lá governava  Arquelau, filho de Herodes. Instala-se nele o medo. Realmente, à morte de Herodes (4 A. C. ) Arquelau  tinha 18 anos; mas como os judeus se opuseram a seu reinado, revoltando-se por não ter sido deposto o sumo sacerdote Joasar, ele mandou matar 3.000 judeus (Josefo, Ant. Jud. XVII, 9, 1). Mas à noite, outro sonho esclarece-o, indicando-lhe que se dirija à Galiléia, a uma cidade chamada Nazaré. Como  estamos vendo, essa cidade constituía para Mateus uma novidade absoluta. Parece que José e Maria nem a conheciam. Como conciliar com as palavras de Lucas, de que eles eram da cidade de Nazaré, isto é, que lá tinham nascido e residiam normalmente? Teria sido mais fácil dizer que do Egito regressaram à sua cidade de Nazaré ... pois lá eles possuíam casa, a oficina de carpinteiro de José, os parentes e amigos. Entretanto, Mateus desconhece tudo isso, mostra-o desejoso de ir para Belém (fazer o quê?) e só  o aviso em sonho o faz dirigir-se para Nazaré, como se fora um local que eles pisassem pela  primeira vez. E ainda explica: para que se cumprisse a profecia, que o chama NAZOREU. Nem é nazareno... Esse gentilício é usado quatro vezes por Marcos e duas vezes por Lucas. Mas o próprio Mateus emprega duas vezes nazoreu, que é utilizado uma vez por Lucas, três vezes por João, e sete vezes por  Atos. Eram assim chamados (nazoreus) os cristãos por volta do ano 60 (At. 24:5). O Talmud denomina  Jesus o NOZRI, e chama os cristãos NOZRIM. Notemos que não há profecia alguma que diga dever o Messias ser chamado nazareno nem  nazore. A única frase que poderia ser aplicada seria a de Isaías (11:1) quando diz que do tronco de Jessé sairá um rebento, e de suas raízes sairá um renovo (= nezêr) que frutificará. E o Espírito de  YHWH se deterá nele. Tendo Mateus apresentado Jesus como o último rebento (o renovo) na genealogia,  pode ter feito mentalmente uma aproximação, embora forçada.

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