A FORMA DA POMBA - SEU SIGNIFICADO

ESTUDO DOS EVANGELHOS A LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA 
[PASTORINO-KARDEC]
102 - O MERGULHO DE JESUS [BATISMO]
102.7 – A FORMA DA POMBA- SEU SIGNIFICADO

A forma de pomba, percebida pelo Batista e por ele salientada, simboliza a paz interior permanente, essa paz que o mundo não dá (João, 14:27). E a Voz divina o revela aos ouvidos internos do mensageiro, como o Filho Amado, como o escolhido, confessando-se satisfeito com ele.
Esse mergulho foi compreendido por Paulo de Tarso. Escreveu ele: todos quantos fostes mergulhados em Cristo vos revestiram de Cristo (Gál. 3:27). Desde que o homem mergulha em seu íntimo, passa a ser revestido do Cristo Interno, como foi Jesus. Quase que o interior se torna exterior, e a personalidade, ao anular-se, cede lugar à individualidade que começa a manifestar-se externamente: não sou mais eu (personalidade) que vivo: é Cristo (individualidade) que vive em, mim (Gál. 2:20). E acrescenta: agora Cristo será engrandecido em meu corpo (personalidade), quer pela vida, quer pela morte, pois para mim o viver é Cristo, e o morrer (a personalidade) é lucro. (Filip. 1:20-21) . E explica: por isso nós, de agora em diante, não conhecemos a ninguém segundo a carne (a personalidade): ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, agora, contudo, não O conhecemos mais desse modo; se alguém está em Cristo, é nova criatura; passou o que era velho e se fez novo (2 Cor. 5:16-17). Esclarece mais: pois morrestes (na personalidade) e vossa vida está escondida com Cristo em Deus. (Colo 3:3). E Pedro Apóstolo, localizando a Centelha divina no coração, aconselha: santificai Cristo em vossos corações (1 Pe. 3:15). Nesse estado, após o mergulho interno no coração, a criatura passa a ser o escolhido ou o Filho de Deus, porque purificou (santificou) seu coração de todo apego personalístico (bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus, Mat. 5:8), e estão com a pomba da paz divina permanente, pacificando-se e pacificando a todos (bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus., Mat. 5:9). E assim perdem o apego a pai, mãe, esposa, filhos e a si mesmos, e seguem ao Cristo Interno em seus corações (quem ama - ou se apega - a seu pai ou mãe ou filho ou filha mais do que a mim (Cristo), não é digno de mim ... o que acha sua vida (personalística) perdê-la-á (porque morrerá um dia), mas o que perde (renuncia) sua vida (personalística) por minha causa, achá-la-á, Mat.10:37-39).
O homem que atingiu esse ápice sublime, no mergulho dentro de seu Espírito e do Fogo da Centelha, tira o erro do mundo (liquidai seu carma) e, por seu exemplo de amor e de humildade, revela a todos o Caminho certo, o Caminho Crístico, que leva à Verdade e à Vida (João, 14:6).
Paulo ainda explica: ou ignorais que todos os que fomos mergulhados em Cristo Jesus, mergulhamos na morte dele? (Rom. 6:3). Quer dizer, os que tomam contato com a Individualidade, fizeram a personalidade perecer crucificada na carne (a Cruz é o símbolo do corpo - de pernas juntas e braços abertos - e exprime o quaternário inferior da personalidade: corpo denso, duplo etérico, corpo astral e intelecto). Por isso: num só Espírito (Cristo) fomos todos nós mergulhados num corpo (1 Cor. 12:13). A comparação do mergulho no Espírito é feita, exemplificando-se com o ato oposto, quando o espírito mergulha num corpo (reencarnação): assim como ao nascer o espírito mergulha na carne, assim nós todos, embora ainda crucificados na carne, teremos que mergulhar a personalidade, no Espírito e no Fogo, fazendo que essa personalidade se aniquile, se anule, pereça.
Com isso, com a anulação da personalidade, será tirado o erro do mundo, porque ninguém mais terá pruridos de vaidade, nem sentirá o amor-próprio ferido, nem se magoará, porque SABE que nada externo poderá atingir seu verdadeiro EU, que está em Cristo. Teremos o perdão em toda a sua amplitude, a ausência de raivas e ódios, reinando apenas o Amor e a Humildade em todos. O adversário será dominado. O adversário (diabo ou satanás) é a própria personalidade vaidosa e cheia de empáfia de cada um de nós. Liquidada a personalidade, acaba a separação e acaba o erro no mundo.

Comentários