A GRANDEZA DE JESUS – SUA IMAGEM POR JOÃO BATISTA

ESTUDO DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
[PASTORINO-KARDEC]
100 - ANÚNCIO DO MESSIAS
100.2 – A GRANDEZA DE JESUS – SUA IMAGEM POR JOÃO BATISTA

Tão grande é esse outro, que João se confessa indigno de desatar-lhe as correias das sandálias, revelando com isso o conhecimento de sua pequenez diante da grandeza de Jesus (embora fossem primos); e confirmando a exultação e o gáudio que ele, João, experimentou ainda no ventre materno, quando recebeu a visita de Jesus no ventre de Maria: era o velho profeta Elias, diante de Yahweh, um homem diante de seu Deus. Jesus o classificaria, mais tarde, como o maior ser da personalidade (dentre os nascidos de mulher), embora o menor da individualidade (do reino dos céus.) lhe fosse superior.
Com uma imagem, João prefigura Jesus: tem a pá na sua mão: é o Senhor, o Dono da Terra, comparada a uma eira (área de terreno liso e duro, onde se põem a secar os cereais para debulhá-los e limpá-los; realmente, este planeta é uma eira para provação e seleção de nossos espíritos). Prosseguindo na imagem, João mostra que o trigo (as criaturas humanas) de boa qualidade será recolhido ao celeiro, os frutos serão aproveitados; mas a palha (as personalidades transitórias, os corpos físicos, que só passageiramente revestem o trigo para depois serem abandonados) essa será queimada num fogo inextinguível. . Com efeito, o fogo purificador do amor divino é eterno e inextinguível em todos os universos, destruindo tudo o que é inútil, transitório e, portanto prejudicial: é a palha dos defeitos, dos vícios, dos maus hábitos, da vaidade e do orgulho, do personalismo enfatuado e separador. Enquanto os grãos de trigo, moídos pela dor, irão constituir uma só farinha, formando um todo coletivo maior.
E Lucas conclui dizendo que essas, que ele exemplificou, eram as pregações de João, ao anunciar à humanidade a Boa Notícia de que o Reino dos Céus (a era da individualidade) estava próxima, já ia começar com a chegada de Jesus à Terra na missão divina, com o advento do Senhor à Sua eira .

Comentários