A TENTAÇÃO DE JESUS - O QUE DIZEM OS EVANGELHOS

ESTUDOS DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
[PASTORINO-KARDEC]
103 – A TENTAÇÃO DE JESUS
103.1 –  O QUE DIZEM OS EVANGELHOS
Mat. 4: 1-11
1. Então foi levado Jesus pelo espírito ao deserto para ser posto à prova pelo adversário;
2. E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3. Chegando o tentador disse-lhe: “se és filho de Deus, dize que estas pedras se tornem em pães”; 4. Mas Jesus respondeu: “Está escrito: “Não só de pão viverá o homem, mas de tudo o Que sai da boca de Deus”; 5. Então o adversário o levou à cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo; 6. e disse-lhe: “se és filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: “a seus anjos ordenará a teu respeito, e eles te susterão em suas mãos, para não tropeçares em alguma pedra”; 7. Tornou-lhe Jesus: “Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus”; 8. De novo o adversário o levou a um monte muito alto e mostrou - lhe todos os reinos do mundo e o apreço deles; 9. E disse-lhe: “tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”; 10. Respondeu-lhe Jesus: “Vai para trás, antagonista, porque está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto”; 11. Então o adversário o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviam.
Luc. 4: 1-13
1. Cheio de um espírito santo voltou Jesus do Jordão e foi levado com o espírito ao deserto; 2. Durante quarenta dias, sendo experimentado pelo adversário. E nada comeu nesses dias; mas, passados eles, teve fome; 3. Então lhe disse o adversário: “se és Filho de Deus, manda que esta pedra se torne em pão”; 4. Respondeu-lhe Jesus: “Está escrito que não só de pão viverá o homem”; 5. E levando-o a uma altura, mostrou-lhe num relance de tempo todos os reinos habitados; 6. Disse-lhe o adversário: “dar-te-ei o domínio absoluto e o apreço deles, porque eles me foram entregues e os dou a quem eu quiser; 7. se tu, pois, me adorares, tudo será teu”; 8. Respondeu Jesus: “Está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto”; 9. Então o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: “se és filho de Deus, lança-te daqui abaixo”; 10. porque está escrito: “a os seus anjos ordenará a teu respeito para te guardarem”.
Marc. 1: 12-13
12. Imediatamente o espírito o impeliu para o deserto; 13. E ali ficou quarenta dias tentado pelo antagonista; e estava com as feras e  eis que vieram os anjos e o serviam; 11. e “eles te susterão nas mãos para não tropeçares em alguma pedra”. 12. Respondendo disse-lhe: “dito esta que não tentarás ao Senhor teu Deus”; 13. Tendo o adversário acabado toda sorte de tentação, apartou-se dele até ocasião oportuna.

Comentários