A VINDA DE ELIAS - O QUE DIZEM OS EVANGELHOS

ESTUDO DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
[PASTORINO-KARDEC]
101 - RESPOSTAS DE JOÃO – A VINDA DE ELIAS
101.1 –  O QUE DIZEM OS EVANGELHOS

João, 1:19-28
19. Este é o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes
e levitas, para perguntar-lhe: “Quem és tu?”; 20. Ele confessou e não negou, e confessou: “Eu não sou o Cristo”; 21. Perguntaram-lhe eles: “Quem és então? És tu Elias?” Ele respondeu: “Não sou”. “És tu o Profeta?” Respondeu: “Não”; 22. Disseram-lhe pois: “Quem és? Para que possamos dar resposta aos que nos enviaram. Que pensas de ti mesmo?”; 23. Ele replicou: “Eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor”, como disse o profeta Isaías; 24. Ora, eles tinham sido enviados pelos fariseus; 25. Perguntaram-lhe também: “Por que então mergulhas se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o Profeta?”; 26. Respondeu-lhes João: “Eu mergulho na água”; “no meio de vós está quem Vós não conheceis”; 27. “aquele que vem depois de mim, ao qual não sou digno de desatar a correia das sandálias”; 28. Isto passou-se em Betânia, além do Jordão, onde João estava mergulhando.

O mesmo episódio anteriormente narrado pelos sinópticos é trazido com variantes pelo evangelista João, com a autoridade que lhe conferia o fato de ter sido discípulo do Batista, e, portanto, de haver assistido às cenas. Ele traz seu testemunho ocular do interrogatório oficial por parte do Sinédrio, por intermédio de emissários credenciados. A delegação era constituída de sacerdotes (saduceus, que representavam a autoridade) e de levitas (o clero encarregado da polícia do Templo de Jerusalém). A pergunta quem és tu? Subentendia o acréscimo és o Cristo? E o evangelista coloca enfaticamente a resposta de João confessou e não negou, mas confessou: não sou o Cristo, ou seja, não sou o Messias esperado. Falou a verdade sem rebuços, não se fazendo passar, por quem não era. Eles insistiram, perguntando-lhe se era Elias. A vinda do Messias estava condicionada à vinda de Elias, que o devia proceder, segundo as palavras do Antigo Testamento, em Malaquias eis que envio meu mensageiro, ele há de preparar o caminho diante de mim (Yahweh) (3:1), e eis que vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia de Yahweh; ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais (4:5-6). Os judeus o aguardavam no sentido literal (Cfr. Mateus, 16:14 e 17:10-13; Marcos, 9:12 e 15:35-36; Lucas, 1:17). Jesus diz claramente, falando de João Batista: se quereis compreendê-lo, ele mesmo é Elias que tinha que vir. (Mat. 11:14); e mais: declaro-vos que Elias já veio ... e os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista. (Mat. 17:11-13; cfr. Marcos, 9:13). De fato, o Batista viveu longo tempo no deserto, como Elias; vestia um manto de pelo de camelo, como Elias; usava um cinto de couro, como Elias. Por que então diz João que não é Elias? Porque de fato João Batista não era Elias; ele FORA Elias em vida anterior, mas na atual não mais o era; era, sim, João Batista. A personalidade muda, de encarnação para encarnação: quando o ser (individualidade) reencarna, abandona por completo a personalidade anterior que morre (uma só vez, Hebr., 9:27) e assume nova personalidade (embora a possa reassumir, quando novamente libertado de seu corpo físico, como ocorreu com João Batista que, depois de desencarnar, reassumiu a personalidade de Elias e conversou com Jesus no Tabor, Mat. 17:3 e Marc. 9:4). Então, João Batista FOI outrora Elias, mas NÃO É MAIS Elias, é João. 

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