ANÁLISE DAS TENTAÇÕES DE JESUS - POR MATEUS

ESTUDOS DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
[PASTORINO-KARDEC]
103 – A TENTAÇÃO DE JESUS
103.7 –  ANÁLISE DAS TENTAÇÕES DE JESUS - POR MATEUS

(8) A seguir são enumeradas as tentações. Parece-nos mais lógica a sequência dada por Mateus:
I - de EGOÍSMO - transformar as pedras em pães, para saciar a própria fome. Trata-se do desejo animal de satisfazer à fome, isto é, aos apetites egoístas do quaternário inferior. A resposta de Jesus, extraída de Deuteronômio 8:3, faz-nos compreender que a alimentação espiritual da tríade superior também pode saciar, essas fomes.
II - de VAIDADE - lançar-se de grande altura, confiando que Deus mandará mensageiros para ajudá-lo. O adversário apresenta-se com uma frase do Salmo 91:11-12, mas Jesus lhe responde com outra do Deuteronômio 6:16. É a tentação de ceder à vaidade de demonstrações taumatúrgicas, onde não haja necessidade delas, confiando em proteções especiais superiores.
III - de ORGULHO - usar qualquer meio bajulatório para obter fama e poder de domínio. Volta Jesus com um versículo do Deuteronômio 6:13, mostrando que Deus está acima de tudo e só a Ele podemos e devemos prestar culto, reverência e obediência, não devendo utilizar-nos de meios escusos para adquirir vantagens nem pessoais nem para grupos.
(9) Discute-se também se o diabo carregou Jesus em suas mãos, para levá-lo a Jerusalém, colocando-o sobre o pináculo do Templo; e se O transportou carregando-O para o cume da montanha; e pergunta-se qual seria essa montanha, de onde se viam todos os reinos do mundo. As soluções oferecidas por alguns comentadores são lamentáveis do ponto de vista do bom senso. Acreditamos que a explicação não esteja na letra e sim no espírito, ou seja, no sentido global das tentações.
(10) O sentido de mostrou os reinos do mundo e o apreço deles em Mateus; e a expressão: dar-te-ei o domínio absoluto e o apreço deles, podem resumir-se: o domínio das criaturas, e o apreço ou fama que obteria entre elas. A palavra em grego tem vários sentidos:
1) aparência; 2) opinião; crença; 3) doutrina, ensino (por oposição a verdade pura; a conhecimento adquirido; e a ciência.); 4) apreço, reputação, donde 5) glória.
(11) Em Mateus, no final do episódio, Jesus usa uma expressão autoritária: retira-te, antagonista, que foram as mesmas palavras dirigidas a Pedro, quando este se opunha à revelação do sofrimento de Jesus (Marc. 8:33). O verbo grego tem o sentido exato de retira-te submetendo-te, capitula, rende-te, subordina-te, porque é composto de para baixo e agir, ir.
(12) A conclusão é que, afastado o adversário, os anjos apresentaram-se para servir a Jesus.

Comentários