ANALISE ESPÍRITA DE NOSSA LUTA INTERIOR

ESTUDOS DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
[PASTORINO-KARDEC]
103 – A TENTAÇÃO DE JESUS
103. 9 – ANALISE ESPÍRITA DE NOSSA LUTA INTERIOR

Uma vez na matéria, o Espírito (individualidade) está preso ao tentador, que pode chamar-se diabo ou satanás, mas é simplesmente a PERSONALIDADE, o quaternário inferior. E por mais consciente que esteja o Espírito (individualidade), as tentações (experimentações ou provas) são inevitáveis, porque são inerentes à própria personalidade, são a condição sine qua non da encarnação ou crucificação na matéria. O Espírito, com seu mergulho no quaternário, assume novo eu, um eu externo e pequeno, que é porém o eu que se manifesta consciente de si e que, por isso, assume a liderança da consciência. Esse eu menor (ou espírito) abafa o Espírito (individualidade) e o Eu Profundo, e passa a agir como se fora o único chefe, comandando o processo evolutivo: o eu menor quer agir por si e dirigir tudo, não tomando conhecimento de que exista outro EU superior a ele: é, por isso, o verdadeiro adversário ou antagonista do Espírito (individualidade) e do EU REAL, que se vê escondido e sediado no coração (embora em outra dimensão), forcejando por agir - o que nem sempre consegue. Dessa luta titânica entre o eu pequeno ou personalidade (o espírito) e o Espírito, ou individualidade, vai resultar o progresso. Se o eu pequeno vence, o Espírito derrotado terá que voltar mais tarde à matéria, com outro eu pequeno diferente, para ver se consegue conquistar a palma da vitória. E um dia obterá inevitavelmente o triunfo, embora demore séculos ou milênios nessa árdua batalha interna, tão bem descrita no Bhagavad-Gita. Quando o eu pequeno se anula pela humildade, dando ansas à individualidade de dirigi-lo, a vitória do Espírito se afirma, e ele prossegue para o plano superior seguinte. Dessa luta (tentação) dá-nos conta o relato evangélico. Depois de mergulhar na água (de renascer através do mergulho no líquido amniótico) o Espírito é levado ao deserto (aos embates da Terra) para ficar em contato com as feras (homens atrasados, pequenos eus ferozes e egoístas), permanecendo quarenta dias e quarenta noites (permanecendo na matéria) em jejum absoluto (em isolamento total do EU REAL). É aí que o Espírito encontra o antagonista personalizado (satanás, nosso próprio eu menor) que quer arrastá-lo a seus caprichos. Surgem então as três tentações principais, as mais difíceis de vencer por qualquer pessoa (o arcano 3 representa a obra completa, e dá o resumo esquemático de um todo). Com efeito, as três provas citadas englobam os três aspectos da personalidade: as sensações (etérico), as emoções (astral) e o intelecto (mental concreto).

Comentários