ANÚNCIO DO MESSIAS - O QUE DIZ OS EVANGELHOS

ESTUDO DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
[PASTORINO-KARDEC]
100 - ANÚNCIO DO MESSIAS
100.1  – O QUE DIZ OS EVANGELHOS
Luc.3:15-18
15. Estando o povo na expectativa e discorrendo todos em seus corações a respeito de João, se porventura não seria ele o Cristo; 16. Disse João a todos “eu na verdade vos mergulho em água, mas vem aquele que é mais poderoso que eu, e não sou digno de desatar lhe as correias das sandálias: ele vos mergulhará no Espirito santo e no fogo”;17. a sua pá ele a tem na sua mão para limpar sua eira e recolher o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”;18. Assim, pois, com muitas outras exortações, anunciava a Boa Nova ao povo.
Mat. 3:11-12
11. “Eu na verdade vos mergulho em água para a reforma mental; mas aquele que há de vir depois de mim é mais poderoso do que eu, e não sou digno de levar-lhe as sandálias; ele vos mergulhará no Espírito santo e no fogo; 12. a sua pá ele a tem na sua mão e limpará bem a sua eira; e recolherá seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”.
Marc.1:'7-8
7. E ele pregava: “Depois de mim vem àquele que é mais poderoso que eu, diante do qual não sou digno de abaixar-me para desatar-lhe a correia das sandálias”; 8. “Eu vos mergulhei na água, mas ele vos mergulhará no espírito santo”.

Lucas esclarece a razão das explicações dadas por João: o povo aguardava ansioso o Messias, para libertá-lo do jugo romano. E crescia a desconfiança a respeito de João: não seria ele o messias?
O precursor explica singelamente que sua tarefa é apenas preceder o Messias, preparar-lhe o caminho, mergulhar na água simbolizando a purificação, para que depois venha a reforma mental. Nada mais. O que virá depois, o outro, é mais forte, mais poderoso que ele, e os mergulhará num espírito santo e no fogo.
Claramente elucida João que ele fala para a personalidade e que outro., mais elevado, falará para a individualidade. E dá suas características: ele se satisfaz com a mudança do pensamento, com a reforma mental. (setenta anos antes, exclamava Cícero para Catilina: .muta jam istam mentem., muda logo essa mentalidade!). Na personalidade, isso constitui o essencial. Mais tarde, quando já no rumo certo, depois de rejeitados os erros, então poderá chegar outro para ensinar o progresso de dentro.
Só depois de arrasada a velha casa pelos demolidores, poderá vir o construtor para erguer o novo prédio.
O outro mergulhará a individualidade num espírito santo, fazendo-a sintonizar com os bons espíritos, e a fará penetrar no fogo da purificação (cfr. Is. 1:25; 4:4; Zac. 13:9; Mal. 3:2) que lhes queimará todas as impurezas; fogo do remorso que limpa, fogo da dor que resgata, fogo dos sofrimentos que corrige, fogo das provações que tempera, fogo do amor divino que purifica.

Comentários