CONFIRMAÇÕES DA REENCARNAÇÃO POR JOÃO BATISTA


ESTUDO DOS EVANGELHOS A LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA 
[PASTORINO-KARDEC]
102 - O MERGULHO DE JESUS [BATISMO]
102.4 – CONFIRMAÇÕES DA REENCARNAÇÃO POR JOÃO BATISTA

Clara aqui a reencarnação, ou, pelo menos, a preexistência dos espíritos. Jesus, COMO HOMEM, existia antes de João: então, COMO HOMEM, tomou corpo. E a conclusão lógica é que, se ficar provado que UM SÓ homem existiu antes do nascimento, fica automaticamente provada a preexistência PARA TODOS. E se a preexistência de UM SÓ espírito for comprovada, ele só poderá nascer na Terra por meio da encarnação. E se pode realizar esse feito uma vez, poderá realizá-lo quantas vezes quiser ou de que necessitar para sua evolução. Depois, concedendo uma explicação aos discípulos, o Batista revela-lhes por que fez essas afirmativas. Eu não o sabia, mas vim mergulhar na água para que ele fosse manifestado a Israel. As traduções vulgares me trazem não o conhecia. Mas o verbo do texto (mais-que-perfeito do perfeito presente do indicativo do verbo e, portanto, com sentido de imperfeito do indicativo), tem o significado primordial de saber, ou estar informado.
Então o Batista confessa que não tinha informação ou conhecimento total da missão de seu parente Jesus, mas que tinha vindo a Terra (reencarnado) para que ele, o Messias, pudesse manifestar-se. O testemunho do mergulho de Jesus era imprescindível para que João o reconhecesse como Messias, e como tal o apresentasse ao povo. Com isso, compreendemos melhor a frase de Jesus em Mateus: deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda justiça, isto é, ajustar-nos ao que está previsto. E continuam os esclarecimentos, dando o motivo por que soube de que se tratava vi o Espirito descer do céu COMO pomba e PERMANECER sobre ele. O pormenor de que o Espírito (não santo nem de Deus, concordando com Marcos) permaneceu sobre Jesus, parece ser valioso e será repisado adiante. Repete: eu não o sabia., e explica: mas aquele que me enviou para mergulhar na água, disse-me. A notícia de que alguém enviou João Batista à Terra (logo preexistência e reencarnação) é de suma importância e confirma as palavras do evangelista João, 1:6. Quem será esse alguém. que enviou João à Terra? Acreditamos que o próprio Jesus (Yahweh) antes de encarnar, firmando-lhe na memória um fato típico que não seria esquecido: aquele sobre quem vires descer o Espírito e permanecer sobre ele, esse é o que mergulha num espírito santo (em grego sem artigo). O sinal foi cumprido no mergulho de Jesus, que o evangelista supõe conhecido e dele não fala. E conclui: eu vi e testifiquei que esse é o Escolhido de Deus. As traduções vulgares trazem Filho de Deus, lição dos manuscritos Borgianus (T), século 5.º; Freerianus (W) , século 5.º; Seidelianus II (H), Mosquensis (VI) e Campianus (M) do século 9.º. Mas preferimos a lição o Escolhido de Deus, porque é atestada por mais antigos e importantes manuscritos: Papyrus Oxhirincus (Londres, do século 3.º), pelo sinaítico (séc. 4.º), Vercellensis (séc. 4.º), Veronensis (séc. 4.º), e pelas versões siríacas sinaítica (séc. 4.º) e curetoniana (séc. 5.º), pela sahídica, assim como pela Vetus Latina (codex Palatinus, séc. 4.º), bem como por Ambrósio, que foi bispo de Milão no século 4.º. Além disso, a expressão. Escolhido de Deus é muito empregada no grego dos LXX e em o Novo Testamento (cfr. Is. 43:20; Ps. 105:4; Sap. 3:9; Tob. 8:15; Mat. 20:16; 22:14; 24:22, 24,31; Marc. 13:20, 22,27; Luc. 18:7; 23:35; João, 1:34; Rom. 8:33 e 16:13; Col. 3:12; I Tim. 5:21; 2 Tim. 2:10; Tit. 1:1; 1 Pe. 1:1; 2:4, 6, 9; 2 Jo. 1, 13; Apoc. 17:14).
Temos, pois, razões ponderáveis para aceitar nossa versão, que dá a medida das coisas nesse momento: João viu e deu testemunho, de que Ele, Jesus, era o escolhido de Deus para a missão de Messias, o Enviado Crístico.

Comentários