O QUE DIZ O EVANGELHO DE JOÃO


ESTUDO DOS EVANGELHOS A LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA 
[PASTORINO-KARDEC]
102 - O MERGULHO DE JESUS[BATISMO]
102.3 – O QUE DIZ O EVANGELHO DE JOÃO

João, 1:29-34
29. No dia seguinte, viu João a Jesus que vinha a ele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o erro do mundo!; 30. Este é o mesmo de quem eu disse: Depois de mim vem um homem, que começou antes de mim, porque existia primeiro que eu; 31. eu não o sabia, mas para que ele fosse manifestado a Israel, é que eu vim mergulhar na água”; 32. E João deu testemunho, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele”; 33. Eu não o sabia, mas aquele que me enviou para mergulhar na água, disse-me: “Aquele sobre quem vires descer o Espirito e ficar sobre ele, esse é o que mergulha num espírito santo”; 34. E eu vi e testifiquei que ele é o Escolhido de Deus.

Mantivemos separado o texto de João, embora houvesse repetição de algumas cenas, porque a narrativa diverge dos sinópticos. Em primeiro lugar, o evangelista que tanta importância dá à numerologia, assinala no dia seguinte, reportando-se ao interrogatório do sinédrio, coisa de que os outros não cogitam. Não há necessidade, cremos, de interpretar ao pé da letra. Diríamos: na segunda etapa. Mais adiante (versículo 35) ele repetirá a mesma expressão com o mesmo sentido, revelando então os três passos da evolução do caso: Primeiro, o interrogatório da personalidade (João), estabelecendo seus limites reais; segundo, o mergulho na individualidade, que passa a agir através da personalidade; terceiro, a transferência dos discípulos (de João) que abandonam também a personalidade, para aderirem à individualidade (Jesus). Mas voltemos ao texto. João viu Jesus vir até ele. Essa narrativa é posterior ao mergulho de Jesus, contado logo após, como fato já vivido anteriormente (vers. 32, 33). E ele atesta diante dos discípulos: Eis o Cordeiro de Deus que tira o erro do mundo. Que significará Cordeiro de Deus? Seria uma alusão ao cordeiro pascal? Ou ao Servo de Yahweh (ebed YHWH) segundo Isaías: como um cordeiro levado à matança e como uma ovelha diante do tosquiador (Is. 53: 7)?. Ao cordeiro se atribuía a qualidade de expiar os pecados do mundo, coisa que jamais foi atribuída a Jesus (cfr. Strack-Billerbeck, Kommentar zum neuen Testament aus Talmud und Midrasch München, 1924, tomo 2, pág. 368). A semelhança com Isaías é mais aparente que real. Além disso, o verbo empregado por João tirar o erro (airein) para esclarecer a verdade, é bem diverso do utilizado por Isaías (pherein) tomar sobre si o erro, para expiá-lo como vítima. Nem pode admitir-se que, nessa época, se cogitasse de um Messias sofredor. Não obstante, alguns hermeneutas explicam, pelo sentido interno, que no momento da teofania (manifestação divina) do mergulho, João tenha compreendido todo o alcance da missão sacrificial de Jesus, tendo-lhe então aplicado a expressão Cordeiro de Deus no sentido exato de Isaías (veja Isaías capítulo 52: 13-15 e 53:1-12). Recordemos de passagem que o latim AGNUS (cordeiro), como símbolo de pureza, aproxima-se de IGNIS (fogo) que, em sânscrito, língua-mater do latim, é AGNÍ com o sentido de fogo purificador, fogo do holocausto. Logo a seguir, João repete a frase sibilina que costumava dizer a seus discípulos: depois de mim vem um homem, que começou antes de mim, porque existia primeiro que eu. Analisemo-la. Homem, no sentido de macho, de varão. (Vem depois de mim, com significado temporal, isto é, aparecerá entre vós depois de mim; e segue que começou antes de mim, quer dizer nasceu na eternidade, tornou-se ser no perfeito) antes de mim. Alguns interpretam que me superou, ou que passou à minha frente. E dá a razão: porque existia primeiro que eu.

Comentários