QUEM ERAM OS FARISEUS

ESTUDO DOS EVANGELHOS A LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
[PASTORINO-KARDEC]
90 - INSTRUÇÕES DE JOÃO BATISTA 
90.2 –  QUEM ERAM OS FARISEUS

FARISEUS - O que sabemos deles é tirado de Josefo (Bell. Jud.2, 8, 14; e Ant. Jud. 13, 5. 9 e 13, 10, 5-6: 17, 2, 4 e 18, 1, 2 e 4), e da Mishna (cfr. Schtirer Gestichte des Jüdischen Volkes, 2, págs. 384-388, Leipzig, 1898, onde estão os textos da Mishna).
Na época de Jesus eram cerca de seis mil. Seu nome primitivo parece ter sido hassidim (os piedosos), mas entre si se tratavam como haberim (os companheiros). Os adversários os chamavam depreciativamente fariseus. (pherusin) que significa .os separados. Tratava-se da separação das coisas e pessoas impuras. (ou seja, dos pagãos e dos judeus infiéis, que não davam muita importância às observâncias legais). Além de obedecer rigorosamente à Torah, seguiam à risca a Mishna (tradição selecionada pelos escribas, compreendendo tanto a tradição jurídica [halacha] quanto à histórica [hagada]).
Quanto às crenças acreditavam:
a) na sobrevivência dos espíritos após a morte, tanto dos bons quanto dos maus;
b) na ressurreição (ou seja, na reencarnação) dos justos, segundo as ideias de Platão; mas só os bons reencarnavam em novos corpos, conforme lemos em Josefo (Bell. Jud., 2, 8, 14) que era fariseu: as almas são imortais; as almas dos justos passam, depois desta vida, em outros corpos, e as dos maus sofrem tormentos que duram sempre..
c) no livre arbítrio, embora não total, mas limitado pelo destino em certos pontos.
A separação, levada ao exagero, tornou os fariseus um grupo antipatizado. Além disso, tendo perdido a sinceridade inicial e cedendo às fraquezas humanas levavam a observância às coisas externas, muito atentos a que fossem vistos e aplaudidos pelos homens. Daí terem passado à história como protótipos dos que dão valor apenas às exterioridades, sem nenhum aprofundamento, e como sinônimo de hipócritas (a palavra hipócrita significa literalmente ator, ou seja, aquele que representa uma peça de teatro escondido (crites) debaixo (hipo) de uma personalidade diferente da sua personalidade real).
Com efeito, além das 613 prescrições do código mosaico, havia numerosas outras tradições que escravizavam os fariseus. Vários tratados do Talmud e o 6.º seder, assim como o último, intitulado Teharôth da Mishna, compreendendo 12 tratados, enumeram as infrações possíveis O receio de errar paralisava lhes o espírito, e a religião tornava-se mesquinho formalismo. O homem passava a julgar-se um justo por suas próprias forças, obra de suas mãos, porque jejuava às segundas e quintas feiras e cumpria a lei ... Isso o levava a presunção, ao amor próprio, ao orgulho, fomentando de fato a hipocrisia, por se julgarem muito melhores e superiores aos outros.

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