ESTUDOS DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA PASTORINO - KARDEC] 300 - A VOLTA DE JESUS À GALILEIA

ESTUDOS DOS EVANGELHOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
PASTORINO - KARDEC]
300 - A VOLTA DE JESUS À GALILEIA

João, 1:43-51
43. No dia seguinte, resolveu (Jesus) ir à Galileia e encontrou Filipe, e disse-lhe: “segue-me”!; 44. Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro;45. Filipe encontrou Natanael e declarou-lhe: “encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e os profetas falaram. Jesus filho de José, o de Nazaré”; 46. Perguntou-lhe Natanael: “De Nazaré pode vir coisa boa?” Respondeu-lhe Filipe: “Vem e vê”; 47. Vendo Jesus Natanael aproximar-se, disse dele: “eis um verdadeiro israelita, em quem não há engano”!; 48. Perguntou-lhe Natanael: “Donde me conheces?” Respondeu Jesus: “Antes de Filipe chamar-te, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira”; 49. Replicou-lhe Natanael: “Rabbi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”!;50. Disse-lhe Jesus: “por dizer-te que te vi debaixo da figueira, crês? verás coisas maiores que estas”... ;51. E acrescentou: “Em verdade, em verdade vos digo, que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

No dia seguinte (é o 5.º dia dessa sequência), Jesus resolveu regressar à Galileia, juntamente com seus três novos discípulos: João, André e seu irmão Simão-Pedro. Voltavam os quatro para sua terra natal, ao norte da Palestina.
Aí o pequeno grupo encontra Filipe. Também é nome tipicamente grego, significando amigo do cavalo, embora corresponda. ao hebraico Phaltiel, que significa libertação de El (cfr, 2 Sam. 3:15). Filipe aderiu de imediato. Podia confiar em seus amigos e conterrâneos. E logo se enfervora com o que ouve do novo mestre, tentando arranjar outro prosélito. Vai chamar Natanael (mesmo significado que Teodoro = dom de Deus?. O nome de Natanael não mais aparece em o Novo Testamento; por isso os comentaristas o identificaram com Bartolomeu (filho de Tolmai), que é sempre citado ao lado de Filipe em todas as listas dos apóstolos (Mat. 10:3; Marc. 3:18; Luc. 6:14).
Segundo informações do próprio João (21: 2), Filipe era natural da cidade de Caná da Galileia (hoje, parece, Kefr-Kenna), que fica a 8 quilômetros de Nazaré, a aldeia de Jesus. Temos a impressão de que Natanael já conhecia Jesus, porque Filipe, ao anunciar-lhe o encontra daquele de quem Moisés escreveu na Lei e os profetas falaram, cita o nome familiar: Jesus, filho de José?, esclarecendo o de Nazaré?. Esses pormenores deviam recordar algo a Natanael que com isso o identificaria.
Conhecendo Jesus, um operário braçal que vivia em minúscula aldeola, Natanael indaga: e de Nazaré pode sair algo de importante? Filipe, porém, não procura fazer a apologia de Jesus: convida-o apenas a verificá-lo. E Natanael aceita e vai. O primeiro choque vem do primeiro contato, quando ouve Jesus anunciar ao grupo: vejam um israelita em quem não há simulação. Admirado com o elogio inesperado, Natanael indaga donde Jesus o conhece. Poderia ter tido informações. Mas o Rabbi quer revelar seu poder. Sabe que Natanael é pessoa íntegra, cumpridor de seus deveres religiosos, convicto de sua fé. E revela-lhe algo que o estarrece.
Mas o evangelista registra apenas uma frase simples: antes que Filipe te chamasse, eu te vi debaixo da figueira. Para nós, não faz sentido. Mas para Natanael deve ter constituído uma prova irretorquível, por aludir a algo que ele deveria estar fazendo debaixo da figueira, e a frase de Jesus deve ter tido significado profundo para ele, que exclama: Rabbi, tu és o Filho de Deus (o Enviado especial), tu és o Rei de Israel (o Messias aguardado) !
A resposta de Jesus vem ampliar de muito o horizonte mental dos cinco primeiros escolhidos para participarem da campanha de transfiguração do planeta. Começa dizendo que a alusão à estada sob a figueira era de somenos importância e que muitas coisas, ainda mais extraordinárias, seriam por eles testemunhadas.
Passa então a esclarecer: Em verdade, em verdade, locução típica do hebraico. Quando um israelita afirma, com força de juramento (mas sem jurar, para não tornar em vão o nome de Deus), ele diz: amém ou seja, é verdade. E quando quer solenizar sua palavra, usa a expressão amém selô: é verdade eternamente.
Essa fórmula era com frequência empregada por Jesus, quando revelava fatos que desejava fossem compreendidos e lembrados por seus discípulos. Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo é uma alusão indiscutível a Gên. 28:10-17, onde se narra o sonho de Jacob em Bethel, quando de partida para a Mesopotâmia.
Aqui aparece pela primeira vez o título que Jesus se atribuía de FILHO DO HOMEM, já usado por algum profetas (cfr. Dan. 7:13-14, etc.)  e objeto da postagem seguinte.

Comentários