PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO • Francisco Cândido Xavier

PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO •  Francisco Cândido Xavier

Provocou grande interesse dos leitores a opinião favorável de Emmanuel ao desenvolvimento da educação espírita em seus vários aspectos, segundo os trechos da entrevista de Chico Xavier. Numerosos leitores nos solicitaram o esclarecimento do último trecho, que infelizmente saiu truncado.  Para atender a todos, resolvemos voltar ao assunto, reproduzindo o trecho prejudicado, que é realmente da mais alta importância. Assim, nossos leitores ficarão bem inteirados da posição da espiritualidade superior no tocante aos problemas da educação no meio espírita.  

Pergunta: O que acha você, Chico, ou Emmanuel, da organização de cursos, até mesmo de escolas de espiritismo de tipo universitário, para o aprofundamento do vários aspectos de doutrina espírita? 

Chico Xavier: É outra modalidade de educação. Se pudermos organizar esses cursos com a respeitabilidade precisa, com o espírito de pontualidade nos compromissos assumidos por aqueles que os iniciam, para que a continuidade seja mantida, se encontrarmos esses apóstolos da continuidade para a manutenção dessas bênçãos, devemos começar com essas empresas o mais depressa possível, para a chamada dinamização da ideia espírita e para a intensificação dos valores culturais da nossa doutrina.

Pergunta: Acho que sem uma preparação dos espíritas para enfrentarem essa tarefa, que nos escapa no momento, não poderemos cumprir o nosso dever de espíritas no futuro. Não é?

Chico Xavier: Diz Emmanuel que atravessamos uma fase como essa a que se refere o nosso amigo, em que precisamos encarar esse assunto com espírito de muito realismo. E para isso devemos esquecer as heranças menos construtivas das religiões tradicionais, que nos alimentaram por muitos séculos, que veneramos muitíssimo, mas que hoje não nos atendem aos impulsos e aos anseios de progresso espiritual. Precisamos considerar, neste caso, o sentido humano da doutrina espírita. Os espíritas não são anjos, nem delinquentes, são criaturas humanas. Os espíritas não estão no céu e também não estão no inferno. Estão na Terra. Somos seres terrenos. Então, como seres terrenos, vamos enfrentar os nossos problemas para resolvê-los – vamos fazer cursos para estudar os assuntos como seres humanos.


Comentários