Obsessão e obsediados x e Evangelho no Lar todos os dias!

Obsessão e obsediados x  Evangelho no Lar todos os dias!

 Certa vez, Chico sugeriu que o célebre médico 
e autor espírita fizesse Evangelho no Lar todos os dias da semana.  
Ao contrário da recomendação usual das casas espíritas de uma  reunião semanal, Chico Xavier recomendou 10 minutos de Evangelho no Lar, em seis dias da semana, e uma reunião semanal de 30 minutos, de modo que fossem desenvolvidas reuniões evangélicas todos os dias. 
Esse procedimento, segundo Chico, fortaleceria a proteção espiritual da casa, pois aumentaria a chamada “barreira fluídica” ao redor do lar de Elias Barbosa. 
Tal medida era fundamental para o bem-estar espiritual da família do médico, pois em seu consultório psiquiátrico ele estava obtendo sucesso em determinados tratamentos, apoiado pelo conhecimento espírita, uma vez que conseguia identificar vários casos em que o problema principal era o fenômeno obsessivo. 
Obviamente, isso estaria irritando grande número de obsessores, que passavam a encontrar mais dificuldades para manter o conúbio mental com seus parceiros encarnados. 
Consequentemente, muitos obsessores passaram a perseguir o novo “rival”, no caso, o Dr. Elias Barbosa, seguindo-o até a sua casa para perturbar espiritualmente Dr. Elias e seus familiares. 
O fortalecimento da proteção espiritual, bastante conhecida das obras de André Luiz, como, por exemplo, “Os Mensageiros” e “Missionários da Luz”, impediria a entrada dessas entidades na casa de Elias Barbosa. O hábito da prece e da leitura/estudo evangélico-doutrinário deve ser sempre estimulado. A leitura de mensagens positivas do ponto de vista espiritual pode ser feita, inclusive, através de livros de bolso, os quais são uma interessante alternativa no dia-a-dia corrido dos tempos atuais. 
Mensagens que podem ser levadas a quaisquer lugares e lidas em intervalos de tempo reduzidos são opções interessantes para mantermos hábitos saudáveis para a nossa vida mental, os quais são decisivos para a manutenção de nossa saúde espiritual, sobretudo em períodos difíceis da vida física, nos quais enfrentamos situações estressantes e exigentes emocionalmente.
Assim como devemos cuidar da higiene do corpo todos os dias, nós também devemos cuidar da nossa “higiene espiritual” diariamente. De fato, sem um mínimo fornecimento de um “alimento espiritual saudável” à nossa mente, dificilmente manteremos um equilíbrio espiritual razoável para desenvolvermos adequadamente nossas atividades, sem corrermos o risco de adquirir graves perturbações mentais.
"O Espírito não entra em um corpo, como entras numa casa. Identifica-se com um Espírito encarnado, cujos defeitos e qualidades sejam os mesmos que o seu, a fim de obrar conjuntamente com ele. Mas o encarnado é sempre quem atua, conforme quer, sobre a matéria da qual se acha revestido....".
“Mas, é preciso saibas que essa dominação (obsessiva) não se efetua nunca sem que aquele que a sofre o consinta, quer por sua fraqueza, quer por desejá-Ia (...)". É interessante mencionar, a título de ilustração, a recomendação que Chico Xavier forneceu ao Doutor Elias Barbosa. 
(O Livro dos Espíritos, Questões 473 e 474).
Leonardo Marmo
FONTE: Forum Espírita

Comentários