ESCLARECIMENTOS SOBRE A NATUREZA DOS ANJOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.

ESCLARECIMENTOS SOBRE ANJOS , ARCANJOS E SERAFINS NA DOUTRINA ESPÍRITA.[Livro dos Espíritos - Questão 100]

Indagados por espiritas os quais não estudaram  ainda o Livro dos Espíritos senti a necessidade de relembra-los. Trata-se do estudo da Questão 100 e em diante do Livro dos Espíritos sobre as Ordens e Classe  dos Espíritos.
Na Introdução ao Livro dos Espíritos Allan Kardec esclarece: “Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais, nem em poder, nem em inteligência, nem em saber, nem em moralidade". Os da primeira ordem são os Espíritos “superiores", que se distinguem dos outros pela sua perfeição, seus conhecimentos, sua “proximidade de Deus", pela pureza de seus sentimentos e por seu amor do bem: são os ANJOS “ou puros Espíritos". Os das outras classes se acham cada vez mais distanciados dessa “perfeição", mostrando-se os das categorias inferiores, na sua maioria eivados das nossas “paixões": o ódio, a inveja, o ciúme, o orgulho, etc. Comprazem-se no mal. Há também, entre “os inferiores", os que não são nem muito bons nem muito maus, antes perturbadores e “enredadores", do que perversos. A malícia e as inconsequências parecem ser o que neles “predomina". São os Espíritos estúrdios ou levianos.
E mais : São considerados como de Primeira Ordem. - OS ESPÍRITOS PUROS.
Na Questão - 112. KARDEC APRESENTA OS CARACTERES GERAIS. - Estes ESPÍRITOS PUROS nenhuma influência sofrem da matéria. Possem superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos Espíritos das outras ordens.
Na Questão  - 113. Continua Kardec: São os espíritos de Primeira classe. Considerada de Classe única. Aqueles Espíritos que percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus. Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é a ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões. Assistem os homens nas suas aflições. Concitá-os ao bem ou à expiação das faltas que os conservem distanciados da suprema felicidade, constitui para eles ocupação gratíssima. São designados às vezes pelos nomes de ANJOS, ARCANJOS, SERAFINS OU QUERUBINS. Podem os  homens pôr-se em comunicação com eles, mas extremamente  presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente  às suas ordens. Razão porque decidi aprofundar o estudo dos  ESPÍRITOS PUROS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA INDEPENDENTE DE  CREDO OU RELIGIÃO.O triste é que descobri que tem pessoas que  se  dizem espíritas mas não estudam. Disse Allan Kardec: ESPIRITA  AMAI-VOS E INSTRUI-VOS. Me parece que falta a última  parte da  colocação de Kardec para muitos de nós QUE CONFUNDEM  COM A  RELIGIÃO CATÓLICA E O ISLÃ. Achando que não é matéria  Espírita e apenas puro Espiritualismo E  DEFINITIVAMENTE NÃO  É. É ESPIRITISMO MESMO.[Walter de Carvalho] com William  Pierini, História Pires e demais amigos ESPÍRITAS.

Comentários