OUTUBRO MÊS DE NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC

OUTUBRO MÊS DE NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC
QUERIDOS AMIGOS. QUEM FOI ALLAN KARDEC? FAÇAMOS UMA PEQUENA SÍNTESE PARA OS QUE NÃO CONHECEM SEU TRABALHO!
" Denizard Hippolyte León Rivail, nasceu em Lyon, França, em 03 de outubro de 1804 e veio a desencarnar em 31 de março de 1869, com apenas 65 anos. Chamado de Professor Rivail, em Yverdun(Suíça), no ano de 1820 foi aluno do famoso mestre Pestallozzi, a quem substituía, às vezes, na direção da escola.
Tornou-se mestre, bacharelando-se em Letras e Ciências; doutorou-se em Medicina, linguística, falava corretamente o Alemão, o Inglês, o Italiano, o Espanhol, e o Holandês. 
Fundou em Paris  uma escola idêntica à de Pestallozzi.
Começou a publicação de obras didáticas , que vão até 1848, destacamos: Curso Prático de Aritmética; Gramática Francesa Clássica; Manual dos Exames para Obtenção dos Diplomas de Capacidade; e o Catecismo Gramatical da Língua Francesa.
Como professor do Liceu Polimático, lecionou Fisiologia, Astronomia, Química e Física, neste período- de 1846 a 1854, publica várias obras adotadas pela Universidade de França. Dedicou-se  ao estudo do Magnetismo, até 1855, quando se firma publicamente como positivista. 
Cabe destacar neste ponto o seu casamento com a senhorita Amélie Gabrielle Boudet (nascida em 23 de novembro de 1795), nove anos mais velha do que ele. Seu eterno braço direito.
Depois de muito relutar passou a frequentar as reuniões mediúnicas da época, e após a comprovação da realidade científica dos fatos e, numa dada reunião, ainda no ano de 1855,  um espirito que se chamou de Espírito Verdade transmite-lhe o pseudônimo que deveria adotar de ALLAN KARDEC que teria sido uma de suas encarnações como Sacerdote Druida e para diferenciar do trabalho de educação que havia produzido e para assinar o conjunto das obras básicas do Espiritismo que CODIFICOU. 
Cabe ressaltar neste momento que a codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria DOS GRANDES MISSIONÁRIOS E BENFEITORES da Humanidade. A sua obra é um acontecimento tão extraordinário como a Revolução Francesa. Esta estabeleceu, segundo Paulo Alves Godoy, "os direitos do homem dentro da sociedade, aquela instituiu os liames do homem com o Universo, deu-lhe as chaves dos mistérios que assoberbavam os homens, dentre eles o problema da chamada morte, os quais até então não haviam sido equacionados pelas religiões".Em momento oportuno faço uma listagem completa de suas obras espíritas, que não se prendem só ao Pentateuco Espírita. [Walter de Carvalho]

Comentários