VOCÊ JÁ SERVIU DE PONTE, CHICO?

VOCÊ JÁ SERVIU DE PONTE, CHICO?
Bem ensina Emmanuel: ____  "A NATUREZA É SEMPRE O CELEIRO ABENÇOADO DE LIÇÕES MATERNAIS. EM SEUS CÍRCULOS DE SERVIÇO, COISA ALGUMA PERMANECE SEM PROPÓSITO, SEM FINALIDADE JUSTA". Nela vemos o Ensino de tudo;  qualquer elemento, qualquer  coisa, o quadro de uma paisagem, a árvore, o rio, a fonte,  o próprio estrume, tudo dá lições, quando vestidos com a  virtude da humildade, sem visões estreitas, lemos o Livro de Deus.
Falávamos ao Chico sobre esses assuntos ao passarmos sobre uma ponte. E ele lembrou Casimiro Cunha, em sua maravilhosa CARTILHA DA NATUREZA, QUE ELE PSICOGRAFOU, DIZENDO:
" Ponte silenciosa,
No esforço fiel e ativo,
É um apelo à lei de amor,
Sempre novo, sempre vivo."
"Vendo-a nobre e generosa, Servindo sem altivez,
Convém saber se já fomos
Como a Ponte alguma vez".
Lembrou-se também de haver Emmanuel lhe perguntado, um dia: ____ VOCÊ JÁ SERVIU DE PONTE ALGUMA VEZ, CHICO? E que ele silenciara...
Mas, dias depois, viajando com um sacerdote, de Pedro Leopoldo para Belo Horizonte, num ônibus, recordara da pergunta de seu querido Guia, se servira de Ponte.
Com  uma hora de boa conversa, repartiu com o irmão e companheiro de viagem o que já havia ganho.
Sentiu que fora Ponte, para que o servo do Cristo, em tarefa testemunhal, ganhasse a outra margem do conhecimento novo com o Amigo Celeste e se sentisse maravilhado.
Quantas vezes podemos ser Pontes e deixamos passar a oportunidade... Que a lição nos sirva.
Abençoada lição de Emmanuel e Casimiro Cunha!
Walter de Carvalho - Extraído de: Gama, Ramiro, in, Lindos Casos de Chico Xavier, Núcleo Espírita Caminheiros do Bem - Editora LAKE, 1978. pag, 76.

Comentários