SENTIDO HISTÓRICO DA BÍBLIA E A SUA NATUREZA PROFÉTICA

VISÃO ESPÍRITA DA BÍBLIA - 03 por J. Herculano Pires
3 - SENTIDO HISTÓRICO DA BÍBLIA E A SUA NATUREZA PROFÉTICA
Qual a posição do Espiritismo diante do problema bíblico? Os recentes debates na televisão entre espíritas, pastores protestantes e sacerdotes católicos, deram motivo a algumas incompreensões, de que se aproveitaram adversários pouco escrupulosos da Doutrina Espírita, para lhe desfecharem novos e injustos ataques. Vamos procurar esclarecer, por estas colunas, a posição espírita, como já havíamos prometido. Kardec define essa posição, desde O Livro dos Espíritos,  como a de estudo e  esclarecimento do texto, à luz da História e na perspectiva da evolução espiritual da Humanidade. No cap. III deste livro, final do item 59,  depois de analisar as contradições entre a Bíblia e as Ciências, no tocante à criação do  mundo, ele declara: "Devemos concluir que a Bíblia é um erro? NÃO; mas que os homens se enganaram na sua interpretação". Essas palavras de Kardec, sustentadas através de toda a  Codificação, esclarecem a posição espírita. Devemos reconhecer na Bíblia a sua NATUREZA PROFÉTICA(ou seja: mediúnica), encerrando a l Revelação, no ciclo histórico  das revelações cristãs. Esse ciclo começa com Moisés (I Revelação), define-se com Jesus (II Revelação) e encerra-se com o Espiritismo (III Revelação). Os leitores encontrarão  explicações detalhadas a respeito em O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, que é um manual de moral evangélica.
O conceito espírita de Revelação, porém, não é o mesmo  das religiões em geral. Revelar é ensinar, e isso tanto pode ser feito pelos Espíritos  (revelação divina) quanto pelos homens (revelação humana), mas não por Deus "em pessoa", porque  Deus age através de suas leis e dos Espíritos. A revelação bíblica, portanto, não pode ser chamada de "palavra de Deus".
Ela é, apenas, a palavra dos Espíritos-Reveladores, e  essa palavra é sempre adequada ao tempo em que foi proferida. Isto é confirmado pela  própria Bíblia, como veremos no decorrer deste estudo.
A expressão "a palavra de Deus" é de origem judaica. Foi naturalmente herdada pelo Cristianismo, que a empregou para o mesmo fim dos  judeus: dar autoridade à Igreja. A Bíblia, considerada "a palavra de Deus", reveste-se de um  poder mágico: a sua simples leitura, ou simplesmente a audiência dessa leitura, pode  espantar o Demônio de uma pessoa e convertê-la a Deus. Claro que o Espiritismo não aceita  nem prega essa VELHA CRENDICE, mas não a condena. A cada um, segundo suas convicções, desde que haja boa intenção.[Contextualizado por Walter de Carvalho, SEMPRE DIGO QUE: "A MELHOR RELIGIÃO É A QUE FAZ O HOMEM MELHOR. PODE SER QUALQUER UMA OU NENHUMA. O FAZER O BEM É A ESSÊNCIA DA VIDA, AMOR AOS SEMELHANTES"!]

Comentários