O LAVRADOR E A ENXADA

O LAVRADOR E A ENXADA
Chico Xavier, ainda hoje e há vinte anos, é empregado na Fazenda de Criação do Ministério da Agricultura, em Pedro Leopoldo.[NOTA- isso na época que este livro foi escrito. Aposentou-se lá].
Certa manhã, caminhava para o trabalho, atravessando largo trecho de campo no rumo do escritório, meditando sobre os trabalhos mediúnicos a que se confiava.
As exigências eram sempre muitas. Como agir para equilibrar-se na tarefa? Surgiam doentes, pedindo socorro... Aflitos rogavam consolação... Curiosos reclamavam esclarecimentos... Ateus insistiam pela obtenção da fé... Os problemas eram tantos!
Quando curvava a cabeça, desanimado, apareceu-lhe Emmanuel e aponta-lhe um quadro a pequena distância. Era um lavrador ativo, manejando uma enxada ao sol nascente.
____ REPAROU?____ disse ele ao Médium ____ GUIADA PELO CULTIVADOR, A ENXADA APENAS PROCURA SERVIR. NÃO INDAGA, SE VAI COOPERAR EM SEMENTEIRA DE FLORES, BATATAS, MILHO OU FEIJÃO... OBEDECE AO LAVRADOR E AJUDA SEMPRE...
Logo, após, fez uma pausa, e considerou:
____ NÓS SOMOS A ENXADA NAS MÃOS DE JESUS, O DIVINO SEMEADOR. APRENDAMOS A SERVIR SEM INDAGAR.
Chico, tocado pelo ensinamento, experimentou iluminada renovação interior, e disse:
____ É VERDADE! O DESÂNIMO É VENENO...
____ SIM, ____ concluiu o orientador ____ A ENXADA QUE FOGE À GLÓRIA DO TRABALHO, CAI NA TRAGÉDIA DA FERRUGEM. ESSA É A LEI.
O benfeitor despediu-se e o Médium abraçou o trabalho, naquele dia, de coração feliz e a alma nova.
NOTA:NÓS ESPÍRITAS SOMOS COMO AS ENXADAS E JESUS É O NOSSO LAVRADOR!NÃO ENFERRUGEMOS NOSSAS VIDAS![Walter de Carvalho]
Walter de Carvalho - Extraído de: Gama, Ramiro, in, Lindos Casos de Chico Xavier, Núcleo Espírita Caminheiros do Bem - Editora LAKE, 1978. pág. 95.

Comentários