MERCANTILIZAÇÃO DA FÉ - REEDIÇÃO

                                 PREFÁCIO do Livro Mercantilização da Fé
A tradição no mundo da literatura evangélica faz da prefaciação de um livro uma exposição de alguém de maior credencial e conhecimento o qual apresenta o autor, normalmente um novo escritor, avaliando, em consequência, o seu trabalho. Não é essa a minha intenção, pois se assim agisse estaria desmerecendo a formidável qualidade desta magnífica obra. Neste trabalho o apresentador é, na verdade, um homenageado. Tive a honra de ser escolhido, como pesquisador em Teologia há mais de 40 anos, pelo Pr. Roberto da Igreja de Nova Vida de Itaúna, para escrever a apresentação de seu Livro “A Mercantilização da Fé”. 
O Pr. Roberto aborda com muita propriedade, à Luz do Livro Sagrado, a perda da inocência das crianças em face da criminalidade crescente, os velhos, mal - quebrados e com olhos vazios, não encontram mais nos templos evangélicos, os signos da fé que os embalou, na infância, adolescência, mocidade e madureza.
Os Pastores de hoje já não conseguem mais consolar suas ovelhas. A massificação da Igreja de Cristo é uma realidade indelével. Os verdadeiros sacerdotes estão em profunda frustração, que o próprio Pr. Roberto denota em suas nobres palavras numa tentativa sem igual de restaurar a verdadeira Igreja de Cristo. 
Não devemos como tentam alguns, numa interpretação bíblica equivocada, dizer que o Cristianismo é o responsável pela universalização da hipocrisia. O próprio Cristo numa atitude exemplar não deixou lapidar a mulher adultera. Cristo aceita a hospitalidade de Zaqueu quando este promete devolver o fruto impuro de seus roubos. E, Madalena foi a primeira a vê-lo na Ressurreição.
O que existe hoje de “repressão” nas Igrejas Evangélicas não foi determinado por Cristo. Os excessos repressivos, sim, foram determinados por seus apóstolos, infelizmente, como os de hoje. Até o apóstolo Paulo sofreu os prejuízos causados pelo judaísmo farisaico, como está acontecendo em nossos dias. A atitude repressiva de Paulo, fruto das religiões pagãs da época, objetivava evitar  que os cristãos retornassem à vida de imoralidade. Neste ponto o Pr. Roberto recheia o seu trabalho de referencias e citações bíblicas que devem ser refletidas com profundidade por todos os cristãos da atualidade. 
O Pr. Roberto deixa claro que o ponto crucial do cristianismo atual está na hipocrisia como resultado das atitudes egoístas, da falta de compreensão do verdadeiro sentido da Religião Evangélica, como caminho e não como ponto de chegada à espiritualização do crente. Estes revestimentos de “pureza” de algumas Igrejas escondem a podridão interior de quem mercantiliza a verdadeira fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito Santo. 
Reage o Pr. Roberto contra essa derrocada moral. Essa é a intenção do Pr. Roberto neste Livro.
Enquanto os Pastores e Diáconos de algumas Igrejas Evangélicas cantam, gritam e tentam pregar o Evangelho estamos em meio à derrocada moral da sociedade, provocadas pelos próprios mercantilizadores da fé. O poder do cristianismo se esfacela diante do poder econômico, político e social. As igrejas verdadeiras se esvaziam, os seminários se fecham e a vocação para o ministério tende a desaparecer. Abrem-se concessões perigosas, a torto e a direito, em busca de prestígio. “Remendos novos em roupa velha” como nos ensinou Jesus.
Milhares de Igrejas e Profetas de última hora aparecem diuturnamente, leigos aparecem de repente como missionários, na verdade apenas “místicos”, improvisados voltados para os bens terrenos, muito mais do que para os tesouros do Reino dos Céus. Ao agirem assim, o Cristianismo não só declina, porém cava a sua própria decadência, derrocada e, pior, a sua ruína. Evitemos, pois este estado de coisas.
Atentem para as palavras do Pr. Roberto e sua clareza ao expor estes fatos. Atentem que a Ciência atual rompe com o passado. A Filosofia esmigalha os tabus do homem de hoje. A única fonte de sabedoria está em Deus, Cristo e no Espírito Santo, muito embora o sacerdócio, seja ele evangélico ou não, esteja em extinção.
Restauremos, pois, pela razão, a FÉ em DEUS Nosso Senhor.  Mandemos para o passado e para o porão os símbolos, os artigos de fé, santinhos e outros apetrechos inúteis, na verdade como testemunho de um homem morto.
O Homem de hoje deve se libertar de seus temores, da ilusão de sua existência atual, para viver uma vida em Cristo e por Cristo. Em PAZ, pois, os Reinos dos Céus está em cada um de nós. Parabéns Pr. Roberto.
Walter de Carvalho (*)
(*) Walter de Carvalho: Bacharel em Ciências Econômicas e Direito, ex - advogado militante, Professor de Economia Aplicada ao Direito, Direito Econômico e Empresarial, Direito Econômico Internacional, Direito e Economia do Consumidor, e Direito e Economia Arbitral em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Economista e Perito Judicial, autor de diversos artigos acadêmicos e espiritistas. Palestrante em congressos e seminários. Pesquisador em TEOLOGIA.

Comentários