TIPOS DE CASAMENTO

TIPOS DE CASAMENTOS por Martins Peralva via Silvia Barros
1. CASAMENTOS ACIDENTAIS;2. CASAMENTOS PROVACIONAIS;3. CASAMENTOS SACRIFICIAIS;4. CASAMENTO DE ALMAS AFINS; 5. CASAMENTOS TRANSCENDENTES. LEIAM E TENTEM SE ENQUADRAR EM QUE SITUAÇÃO VOCÊ SE ENCONTRA HOJE.
Em análise feita às comunicações dos espíritos, referentes a casamentos infelizes, Martins Peralva classifica em cinco os tipos de casamentos.

1. CASAMENTOS ACIDENTAIS:
É o encontro de almas inferiorizadas sem ascendentes espirituais. Caracterizam-se pela falta de ligação afetiva. A aproximação dá-se através dos impulsos inferiores do casal e o relacionamento é desprovido de simpatia ou antipatia. Esses casamentos ocorrem em grande número e, segundo Peralva, podem até dar certo, pois é possível os cônjuges se adaptarem um ao outro, consolidando a união no tempo.
2. CASAMENTOS PROVACIONAIS
É o encontro de almas inferiorizadas com o objetivo de se reajustarem.  É o tipo mais comum. Por haverem contraído débitos cármicos mútuos, a Providência Divina utiliza-se da união conjugal pra o necessário ressarcimento.
3. CASAMENTOS SACRIFICIAIS
São raros e caracterizam-se pelo encontro de uma alma iluminada com uma alma inferiorizada, tendo por fim reconduzi-la ao bem. Um exemplo desta categoria é o de Lívia com o senador Públio Lêntulus, transcrito no livro "Há Dois Mil anos". O senador, embora evoluído intelectualmente, era moralmente inferior à Lívia, devido ao seu orgulho.
4. CASAMENTO DE ALMAS AFINS
É o encontro de almas amigas com objetivo de consolidar afetos. Neste tipo de casamento não ocorrem separações e ambos buscam juntos aprimorar o amor que já nutrem um pelo outro.
5. CASAMENTOS TRANSCENDENTES
Muito raros. É o encontro de almas iluminadas com objetivos elevados para trabalharem juntas com fins altamente construtivos. Um exemplo de casamento transcendente é o do próprio A. Kardec, com Amélie G. Boudet, que embora seu nome não seja citado na Codificação, sua participação e apoio na vida de Kardec foram fundamentais pra o cumprimento de sua missão. O Espiritismo nos esclarece, portanto, que a instituição do casamento é uma importante oportunidade concedida pela Misericórdia Divina para o aperfeiçoamento de nosso espírito - e também dos espíritos de nossos familiares .
Artigo de José Luiz Vieira

Comentários