MINHA SINGELA HOMENAGEM AOS MINEIROS

MINHA SINGELA HOMENAGEM AOS MINEIROS. UM CASO REAL ENVOLVENDO O STF E O STJ por Walter de Carvalho.

Ao longo de minha vida vivi em vários estados do nosso querido Brasil. Sem menosprezo aos demais e a minha própria terra natal - Pernambuco, estudando o livro Código da Vida de nobre e extraordinário Dr.Saulo Ramos, não pude deixar de me lembrar do período em que morei em Belo Horizonte que os mineiros chamam  de "Belzonte". Onde aprendi muito e tenho amigos verdadeiros e com quem tive a honra de trabalhar. Mas, vejamos o que disse o Dr.Saulo Ramos em decorrência de um diálogo que teve com o mineiro Ministro Sepúlveda Pertence do Supremo Tribunal Federal sobre o julgamento do Mandado de Segurança do ex-presidente Collor, que estava empatado em 4x4 , por voto em Plenário. O Ministro queria dissuadir o Saulo a não ingressar com Agravo Regimental contra o então Presidente do STF, o Ministro Gallotti, por este, mesmo tendo quorum e já julgado, decidir monocraticamente convocar 3 membros do STJ para uma nova audiência, rasgando, literalmente o Regimento do STF. Depois da longa conversa que deixo de relatar aqui, só o faço em minhas aulas, nos relata Saulo: "É preciso fazer vários cursos intensivos e especializados para se entender a mineiridade. O mineiro diz, mas não diz exatamente o que quer dizer, de tal forma que somos levados a afirmar que ele disse. Se isso acontecer, terá como negar e provar que o outro entendeu mal , sem ofender. A ciência está em inferir o que o mineiro não diz, quando está dizendo, ou entender a outra coisa que ele está querendo que você saiba, ao falar de coisa diferente.Mineiro é muito difícil, muito difícil. Sobretudo quando recorre às suas intuições sobrenaturais". Isso, essa "MINEIRIDADE", Graças a Deus eu aprendi. Mas foi por isso que Fernando sabino escreveu este poema que ora transcrevo:
SER MINEIRO
" Ser mineiro é não dizer o
que faz, nem o que vai fazer,
é fingir que não sabe aquilo
que sabe, é falar pouco e 
escutar muito, é passar por
bobo e ser inteligente, é
vender queijo e possuir 
bancos.
Um bom mineiro não laça
boi com imbira, não dá
rasteira no vento, não pisa
no escuro, não anda no 
molhado, não estica 
conversa com estranhos, só
acredita na fumaça quando
vê fogo, só arrisca quando
tem certeza, não troca um
pássaro na mão por 
dois voando"
"ASSIM AMIGOS NUNCA ME IMAGINEI TÃO MINEIRO EM ESPÍRITO E ALMA".

Comentários